terça-feira, maio 26, 2020

Com 11 mortes, e com o crescimento rápido do número oficial de infectados pelo coronavírus, Prefeito de Itaituba aperta o cerco e vai determinar fechamento do comércio. Quase lockdown

Ontem morreu mais uma vítima do coronavirus em Itaituba. Agora são 11 óbitos pela doença e o número de casos tem crescido de forma preocupante, tanto que o prefeito Valmir Clímaco gravou um vídeo que já está nas redes sociais no qual ele anuncia que tomará novas medidas restritivas a respeitodo à pandemia do coronavirus no município.

preocupado com o aumento vertiginoso dos casos, Valmir informa no vídeo que 90% do Comércio ou até um pouco mais vai ficar fechado, provavelmente a partir de quinta-feira, porque o novo decreto será assinado amanhã pelo prefeito, deixando em funcionamento apenas os serviços realmente essenciais, como farmácias supermercados e outros serviços que de fato precisem ficar em funcionamento.

Atualmente o município de Itaituba tem 254 pessoas confirmadas através de testes que estão com coronavirus, com 11 mortes. 

Itaituba registra em torno de 4% de mortalidade entre os casos confirmados. Mas a gente nunca deve esquecer que a subnotificação é uma realidade no Brasil .

Uma pesquisa, a mais completa feita no Brasil, depois que a couvid 19 chegou ao país, pesquisa feita pela Universidade de Pelotas revelou nesta semana que para cada uma pessoa infectada mais sete são infectadas, então, a possibilidade aqui de que os números oficiais precisem ser multiplicados por sete vezes para que se tenha um número próximo do real, e aí sim, será possível chegar perto do número real.

Não é só nos casos confirmados o problema da subnotificação. Entre os milhares de brasileiros que já morreram de insuficiência respiratória, provavelmente,  grande maioria deles morreu em função de terem contraído o coronavirus. 

Mas voltando a Itaituba, amanhã o prefeito deve assinar o novo decreto quê vai fechar o quase tudo, o que o prefeito está chamando de um Lockdown leve, ou quase Lockdown. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário