quarta-feira, maio 20, 2020

Cientistas veem progressos no caminho em busca da vacina contra o coronavírus, mas, só ano que vem

As pessoas continuaram usando máscaras em público este mês, enquanto os cientistas aceleravam um processo de vacina que geralmente leva anos.

Todos os 50 estados norte-americanos começaram a reabrir em algum grau, mas as regras variam. Inundações em Michigan obrigam os moradores a se distanciarem em abrigos depois de fugir de suas casas.

Algumas igrejas católicas e luteranas de Minnesota planejam retomar os cultos pessoalmente no final deste mês, desafiando as ordens do governador.

Os cientistas expressam um otimismo cauteloso sobre o desenvolvimento de uma vacina rapidamente.

Em um projeto de pesquisa médica quase inigualável em sua ambição e escopo, voluntários em todo o mundo estão arregaçando as mangas para receber vacinas experimentais contra o coronavírus apenas alguns meses após a descoberta.

Empresas como Inovio e Pfizer começaram testes iniciais de candidatos em pessoas para determinar se as vacinas são seguras. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, dizem que poderiam ter uma vacina pronta para uso emergencial a partir de setembro.

A Moderna Therapeutics anunciou na segunda-feira resultados encorajadores de um teste de segurança de sua vacina em oito voluntários. Não havia dados publicados, mas apenas as notícias aumentaram as esperanças - e as ações da empresa.

Em laboratórios ao redor do mundo, agora existe um otimismo cauteloso de que uma vacina, e talvez mais de uma, esteja pronta no próximo ano. Com muitos estados e nações ansiosos para aliviar as restrições e reabrir suas economias, apesar do risco de novos surtos, a corrida para criar e fabricar uma vacina é mais urgente do que nunca.

Os cientistas estão explorando pelo menos quatro abordagens para criar uma vacina. A urgência é tão grande que eles estão combinando as fases do teste e encurtando um processo que geralmente leva anos.

"O que as pessoas não percebem é que normalmente o desenvolvimento da vacina leva muitos anos, às vezes décadas", disse Dan Barouch, virologista do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston. "E, portanto, tentar comprimir todo o processo vacinal em 12 a 18 meses é realmente inédito.

"Mas sinais de progresso continuam aparecendo. Pesquisadores informaram na quarta-feira que um protótipo de vacina protegeu macacos do vírus, uma descoberta que ofereceu uma nova esperança para vacinas humanas eficazes.

"Para mim, isso é convincente de que uma vacina é possível", disse o Dr. Nelson Michael, diretor do Centro de Pesquisa de Doenças Infecciosas do Instituto de Pesquisa do Exército Walter Reed.

Fonte: The New York Times
Tradução: Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário