sexta-feira, abril 17, 2020

Wuhan faz revisão e aumenta em 50% número de mortos em razão da Covid-19

Médicos com equipamento de proteção em centro de testagem para a Covid-19 em Wuhan Foto: HECTOR RETAMAL / AFP 1.290 mortes foram anunciadas, elevando o total de 2.579 para 3.869; Pequim diz que não acobertou a extensão real da doença

WUHAN, China – A cidade chinesa de Wuhan, berço da pandemia de Covid-19, revisou nesta sexta-feira o número oficial de mortos em razão da doença, aumentando-o 1.290, ou cerca de 50%. 

A recontagem, que corrige "lapsos" na contagem dos casos no início da pandemia,  veio em meio a questionamentos internacionais sobre os dados divulgados pela China e especulações de que poderia tê-los acobertado –  algo que Pequim nega com veemência ter feito.

Com os dados retroativos recém-divulgados, o número total de mortos em decorrência da Covid-19 em Wuhan passou de 2.579 para 3.869. Isto fez com que o número total de mortes registrado na China continental passasse de 3.346 para 4.636, um aumento de quase 40%. Apesar da recontagem, o país não registrou nenhuma nova morte em razão do coronavírus nas últimas 24 horas.

Em um comunicado, o governo local disse que os novos dados devem-se majoritariamente a falhas de contabilização dos casos nos primeiros dias da epidemia, em meio à superlotação inicial dos hospitais e a temporária escassez de testes na cidade. Houve atrasos, casos não computados e diagnóstico contados duas vezes, segundo o governo chinês. A correção levou em conta informações recebidas de fontes múltiplas, incluindo registros de funerárias e prisões – mortes fora dos hospitais, até então, não vinham sendo contabilizadas.

Fonte: Agências Internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário