terça-feira, abril 07, 2020

WhatsApp limita envio de mensagens para combater notícias falsas sobre coronavírus

O WhatsApp tem sido usado por governos para o compartilhamento de informações confiáveis sobre a pandemia de coronavírus Foto: OLI SCARFF / AFP Conteúdos que atingirem limite de cinco compartilhamentos só poderão ser encaminhados para uma conversa de cada vez

RIO — O WhatsApp decidiu limitar ainda mais o encaminhamento de mensagens para combater a disseminação de notícias falsas sobre o novo coronavírus. 

A partir desta terça-feira, mensagens que alcançarem o limite de cinco compartilhamentos só poderão ser encaminhadas para uma conversa de cada vez. O objetivo é dificultar campanhas de distribuição em massa de conteúdos falsos na plataforma.

“Com bilhões de pessoas impossibilitadas de ver seus amigos e familiares pessoalmente devido à Covid-19, as pessoas confiam no WhatsApp mais do que nunca para se comunicar”, diz a companhia, em comunicado. 

“No entanto, observamos um aumento significativo na quantidade de encaminhamentos que, de acordo com nossos usuários, podem fazer com que os usuários se sintam sob pressão, além de contribuir para a disseminação de informações erradas. Acreditamos que é importante diminuir a propagação dessas mensagens para manter o WhatsApp um lugar para conversas pessoais”.

O uso do WhatsApp como ferramenta para a distribuição de notícias falsas é preocupação recorrente da companhia, sobretudo em períodos eleitorais. A empresa reconheceu que na última eleição presidencial, em 2018, empresas atuaram no envio maciço de mensagens para atingir um número grande de pessoas.

Naquele mesmo ano, a Índia sofreu com uma onda de linchamentos provocada pelo compartilhamento em massa de boatos pela plataforma. Por isso, em janeiro do ano passado, o WhatsApp limitou o encaminhamento de mensagens para cinco conversas de cada vez, e removeu botão de encaminhamento rápido. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário