quarta-feira, abril 22, 2020

Pará está com 91% dos leitos de UTI ocupados

Quem procurou por atendimento na Sacramenta, não encontrou médico no plantão A informação é da Secretaria de Saúde do Estado e reflete a realidade das Unidades de Pronto Atendimento de Belém, que são de responsabilidade da Prefeitura. Ontem, em pelo menos duas delas, não havia médicos 

A taxa de ocupação de leitos de UTI dedicadas ao Covid-19 está atualmente em 91,01% na rede estadual, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). 

O reflexo disso é percebido nas UPAs da cidade. Na Marambaia, ontem (21) de tarde, havia muitas pessoas vindas de outras unidades. Ali elas eram atendidas, ainda que depois de muita espera. 

O motorista de aplicativo João Silva foi até lá para levar uma passageira com sintomas do Covid-19, e saiu de lá com boas notícias. “Ela entrou. Demorou bastante, mas foi atendida e graças a Deus está bem. Agora, muita gente reclama da demora no atendimento”, contou.

Já na Policlínica Metropolitana, que abriu as portas nesta terça-feira, para atender os pacientes com sintomas do novo coronavírus, o movimento foi intenso. Com pelo menos duas UPAs (Sacramenta e Terra Firme) sem atendimento por falta de profissionais, a estrutura mantida pelo Governo do Estado foi muito procurada por pessoas de todas as partes de Belém. 

Como resultado, filas enormes para o atendimento, que estava sendo feito normalmente. Vale ressaltar que a gestão das UPAs é de responsabilidade da Prefeitura de Belém.

No entanto, conforme explicou a Sespa, através de nota, o apoio da Policlínica para o sistema de saúde de Belém é apenas para os casos de suspeita de Covid-19. 

A Policlínica, informa a Sespa, não é um pronto-socorro e não está equipada para atuar como tal. Também não é um hospital de porta aberta. É uma estrutura do Estado que está sendo remanejada para apoiar a porta de entrada dos casos de Covid-19.

Por isso, pacientes com insuficiência respiratória - falta de ar - devem procurar unidades de urgência como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário