segunda-feira, abril 27, 2020

Mortes por coronavírus lotam cemitérios públicos de Belém

Nos cemitérios flagras de enterros de casos confirmados de Covid-19, com aglomerações, falta de proteção e reclamações de trabalhadores da falta de equipamentos O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, um guia contendo orientações para o manejo de corpos no contexto da Covid-19. 

O protocolo traz várias recomendações de como deve ser feito o manuseio de cadáveres, em hospitais, empresas funerárias e cemitérios. 

A cerimônia de sepultamento deve ser sempre realizada em lugares abertos, com o caixão fechado. Além disso, estão suspensos os velórios. No Pará, houve um aumento da demanda dos cemitérios públicos, além da repetição de cenas tristes envolvendo familiares e amigos dos mortos. Além disso, coveiros dizem estar trabalhando com equipamentos inadequados.Neste mesmo local, uma cena forte chamava atenção. Sem espaços entre as sepulturas existentes para que um caixão pudesse ser levado tranquilamente até a cova destinada, familiares de um morto tiveram que, por conta própria, carregar o caixão com o corpo do parente. Subindo, descendo e escorando-se em jazigos próximos. Foi preciso aproximadamente 40 minutos para concluir o enterro.

Perguntados sobre os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), que também estão listados como essenciais, os coveiros disseram que têm recebido os materiais, mas que os mesmos, além de ser de pouca qualidade, atrapalham durante a execução das tarefas. “Às vezes, precisamos entrar em algumas urnas, e lá dentro o calor é quase insuportável! Não tem condições de trabalhar com essa vestimenta feita”, disseram.

No cemitério Santa Izabel, localizado no bairro do Guamá, em Belém, funcionários contaram que houve um aumento na demanda de sepultamentos nos últimos dias. E que a grande maioria, foram de pessoas que morreram vítimas ou suspeita de ter contraído o novo vírus. Trabalhando há pelo menos 20 anos como coveiro, Eduardo, como se apresentou unicamente, disse que jamais viu algo parecido. Segundo ele, só na manhã desse último sábado (25), foram feitos dez enterros pela equipe que estava de plantão. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário