quinta-feira, abril 02, 2020

Médicos do RJ usam sacos plásticos como proteção contra o coronavírus

Médicos do RJ usam sacos plásticos como proteção contra o coronavírus - Crédito: Reprodução/TV Globo Pelo menos 100 enfermeiros e 30 médicos do Rio de Janeiro estão afastados de suas funções por contágio ou suspeita do novo coronavírus.

O motivo seria a falta de equipamentos de proteção fazendo com que médicos usassem sacos plásticos para tentar frear a contaminação pelo Covid-19.

Um dos exemplos da falta de equipamentos de proteção, enviado à TV Globo, mostra profissionais utilizando sacos plásticos no lugar dos capotes cirúrgicos no Hospital Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio.
Com medo de retaliações, os médicos e outros profissionais enviam as denúncias aos sindicatos, que já contabilizam diversos relatos desde o início da pandemia. O Conselho Regional de Enfermagem já recebeu 127 denúncias de profissionais de enfermagem, em sua grande maioria sobre a falta do EPI. Atualmente há 15 mil profissionais de enfermagem expostos e 4 mil profissionais médicos expostos.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que começou a distribuir 5 mil máscaras doadas pelo Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) e Federação das Indústrias do Estado do RJ (Firjan) em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nesta quarta-feira, 01.
A pasta também anunciou a compra de 1,5 milhão de máscaras cirúrgicas, 150 mil máscaras de proteção, 300 mil óculos de proteção e 600 mil aventais, além gorros cirúrgicos e luvas de proteção para abastecer unidades que receberão vítimas da Covid-19.
Segundo a secretaria, as entregas são feitas pelos fornecedores seguindo solicitação da pasta.
Fonte: Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário