quinta-feira, abril 23, 2020

Médica brasileira aplica medicamento barato, que pode revolucionar o tratamento do Covid-19 no mundo todo

Ligado na Audiência: Jornal SBT Noite conquista vice-liderança na ... Hospitais da rede Municipal de São Paulo já estão usando anticoagulante para tratar paciente contaminados pela covid-19. O uso da medicação foi testado por médicos e cientistas brasileiros e depois de apresentar eficácia no tratamento, ganhou destaque internacional.
 Um dos pacientes que receberam o tratamento pode, finalmente, sair do quarto e brincar com os filhos. A ginástica em   família foi para Márcio comemorar o fim de isolamento de 9 dias num cômodo da casa depois de outros cinco internado no hospital em São Paulo.
O engenheiro tem que a forma grave do Covide-19, mas agora está totalmente curado. “Estou zerado, inclusive, quando eu faço respiração profunda nenhuma sensação mais de que vai faltar ar, nem dói”, disse ele.
Márcio dá rosto a um número. Ele é um dos 27 pacientes citados neste artigo já disponível no prestigiado British Medical Journal. Todos foram tratados com anticoagulante, medicamentos capazes de dissolver a trombose que se forma nos pulmões de quem é contaminado pelo novo.
O trombo impede a circulação sanguínea, e para que a respiração seja efetiva, sangue e ar devem se encontrar nos alvéolos localizados na ponta dos brônquios. Por isso, na forma grave da Covid-19, o paciente sufoca.
O SBT mostrou em primeira mão, há duas semanas, o tratamento com anticoagulantes desenvolvido pela equipe comandada pela pneumologista professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a doutora Elnara Negri, que descobriu que o vírus provoca a trombose nos pulmões ao observar a necrópsia nos corpos daqueles que não resistiram.
Ela então decidiu testar a medicação que é indicada nestes casos nos pacientes que ainda lutavam desesperadamente para viver. O artigo que a médica brasileira está publicando relata o sucesso dessa técnica até agora.
Dos 27 pacientes tratados com anticoagulante, nenhum morreu; apenas dois ainda estão hospitalizados.
A doutora Elnara disse que esses pacientes foram melhorando progressivamente, e a impressão que a gente tem é que quanto mais precocemente na instalação da insuficiência respiratória for aplicado, maior é a possibilidade se recuperar, sem precisar ser entubado.
Os pacientes do estudo tem entre 39 e 96 anos, 30% mulheres. Alguns são cardíacos, outros diabéticos.
Com a publicação do artigo brasileiro, médicos e hospitais do mundo todo passam neste momento a conhecer o protocolo, e poderão usar a técnica em seus pacientes.
A médica Alerta contra a auto medicação, pode levar à morte. O remédio, que é de uso hospitalar tem baixo custo.
“É para pessoas pobres e pessoas ricas. Então, vai ser uma coisa que vai ser realmente aplicada no SUS, se mostrar eficaz como está se mostrando”, disse a doutorada Elnara Negri.
Todos os hospitais da rede Municipal de São Paulo, já estão usando os anticoagulantes, conforme a indicação clínica de cada paciente. com sucesso tratamento prefeito.
É mais uma pesquisadora brasileira fazendo sucesso, apesar dos poucos recursos pequenos dedicados à ciência no Brasil.
Fonte: Jornal do SBT
Edição de texto: jornalista Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário