sexta-feira, abril 10, 2020

Empresas correm contra o relógio por vacina contra a Covid-19 e apostam em calendário recorde

NOVA YORK - Na medida em que a pandemia da Covid-19 avança, cresce o número de empresas na corrida em busca de uma vacina contra a doença. Pesquisadores somam esforços através de planejamentos tocados em ritmo recorde. Em circunstâncias normais, o desenvolvimento de uma imunização demoraria em torno de 10 anos. 

No entanto, a indústria farmacêutica corre contra o relógio com a ajuda de organizações sem fins lucrativos, governos e agências regulatórias. Nesta semana, testes clínicos de algumas companhias se tornaram realidade.

Nos últimos meses, mais de duas dezenas de empresas anunciaram programas promissores de vacina, acelerando a testagem preliminar de uma maneira nunca antes vista. 

Na última quarta-feira, a Novavax, uma companhia de biotecnologia sediada no estado americano de Maryland, anunciou que sua candidata a vacina estimulou uma “poderosa resposta imunológica” em experimentos de laboratório e em animais. Como resultado, foram produzidos anticorpos que podem ajudar a combater o Sars-CoV-2.

Os testes da vacina, chamada de NVX-CoV2373, em humanos devem começar em meados de maio na Austrália. O produto final, no entanto, deve demorar pelo menos um ano para chegar às prateleiras. Mas a iniciativa da Novavax é apenas uma entre as várias já encaminhadas para a testagem em organismos humanos. 

Outra vacina, produzida pela empresa Moderna, teve seus testes clínicos iniciados no último dia 15. Uma terceira imunização, desenvolvida pela Inovio Pharmaceuticals, foi injetada nos primeiros voluntários adultos na última segunda-feira. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário