sexta-feira, abril 03, 2020

Bolsonaro e Mandetta discutem pelo telefone e ministro dispara: 'o senhor que me demita'

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do atual ministro da Saúde, Henrique Mandetta.Vejaministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, revelou durante um jantar com os chefes do legislativo, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, na noite da última quinta-feira (2), o tenso diálogo que teve com o presidente Jair Bolsonaro por telefone. A informação foi publicada pela coluna Radar, da Veja.

O presidente teria dito ao ministro da Saúde, durante a ligação, que ele deveria pedir demissão e deixar o governo. Porém, Mandetta rebateu: "o senhor que me demita, presidente".

A discussão chegou a tal ponto que o ministro teria dito para o presidente se responsabilizar sozinho pelas mortes causadas pelo novo coronavírus, que já infectou 8.230 brasileiros e matou 343 pessoas.

Após ser atacado publicamente pelo presidente, ainda na quinta-feira, Mandetta foi jantar com os presidentes do Senado e da Câmara na residência oficial do Senado.

Durante a conversa, o ministro da Saúde estava inconsolável e teria dito aos chefes do Congresso que a situação com Bolsonaro era "insustentável".

Atacado nas redes sociais por aliados do presidente, boicotado nos bastidores pelo Palácio do Planalto, Mandetta disse ter chegado ao limite.

Durante uma videoconferência do Valor, Maia disse que Bolsonaro “não tem coragem de tirar o ministro e mudar oficialmente a política de enfrentamento à pandemia”. Bolsonaro deixou claro, ainda na quinta-feira, que teme ficar com a conta das mortes da pandemia no Brasil, se realizar mudanças no plano de combate do ministério e dos governadores. Mesmo assim, bateu duro em Mandetta. 

Mandetta já sabe que estamos nos bicando. Ele está extrapolando. Mas não posso demitir ministro em meio ao combate. Nenhum ministro meu é indemissível”, disse o presidente.

Apesar da tensa discussão, Mandetta cumpriu a agenda normalmente nesta sexta-feira (3) e já participou de uma série de reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário