sexta-feira, abril 03, 2020

Alcoa anuncia doações para prevenção e combate ao Coronavírus em Juruti

Doações de testes rápidos, materiais de prevenção e equipamentos para o tratamento do COVID-19 estão entre esforços diretos da empresa, Instituto Alcoa e Alcoa Foundation. 

A Alcoa está empenhada na doação de itens médicos e de ajuda humanitária para contribuir com a prevenção e combate ao COVID-19 em Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), onde mantém operações.

Em Juruti, a Alcoa doará reanimadores e ventiladores pulmonares, desfibriladores, bombas de infusão, oxímetros, kits laringoscópios entre outros equipamentos especializados. Também serão doados camas hospitalares mecânicas, carros-maca, suportes para soro, ar-condicionados e tenda para triagens, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e kits de testes para identificação do Coronavírus. Os itens foram priorizados pelo Comitê Municipal de Crise para Enfrentamento da Emergência decorrente do COVID-19, do qual a Alcoa participa. A doação é um esforço conjunto da unidade operacional, Instituto Alcoa e Alcoa Foundation.

“Desde que foi confirmada a pandemia de Coronavírus, a empresa vem mobilizando todos os esforços para trazer para Juruti os itens médicos essenciais para fortalecer a estrutura de atendimento da saúde do município. Estamos trazendo para Juruti itens listados juntamente com o Comitê de Crise Municipal, que estão escassos no mercado mundial, e que realmente poderão fazer a diferença na prevenção e combate ao COVID-19”, declara Gênesis Costa, gerente geral da Alcoa Juruti.

Além da doação dos itens médicos essenciais, a Alcoa está apoiando o preparo de um hospital de campanha de baixa complexidade, estrutura que vem sendo utilizada em diversas capitais e localidades do mundo como alternativa para aliviar a pressão sobre os hospitais, dedicando-os especialmente para os casos mais graves.

Ajuda humanitária


Em parceria com o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), o Instituto Alcoa doará cestas básicas complementadas com itens de higiene e limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade. A distribuição será organizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, garantindo que a doação seja direcionada aos mais necessitados.

A Alcoa Foundation, por sua vez, investirá em projetos comunitários especialmente dedicados ao atendimento à emergência e prevenção do Coronavírus.

Segurança das Operações


A Alcoa reforça seu valor Cuidar das Pessoas e vem implementando extenso plano para combater a ameaça do novo vírus, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e órgãos locais. Entre as medidas adotadas, os turnos e sequências de trabalho foram ajustados para criar distanciamento entre os colaboradores, e aqueles que podem trabalhar remotamente estão em casa, assim como foram afastadas as pessoas do grupo de risco.

A proibição de viagens instituída na empresa para todos foi estendida até o fim do mês de abril e não há desembarque de nenhum tripulante no porto da Alcoa, que opera para carregamento de bauxita.

“O zelo com a saúde é uma prática constante e permanente da Alcoa se estende a todos os colaboradores diretos, indiretos, parceiros e comunidades onde atuamos. Por isso, temos tomado todas as precauções para garantir que nossos colaboradores estejam seguros no local de trabalho”, completa o gerente geral da Alcoa Juruti.

Samuel Alvarenga
Analista de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário