quarta-feira, março 18, 2020

Trump invoca lei de guerra contra o coronavírus e compara esforços à Segunda Guerra Mundial

Presidente Donald Trump durante entrevista coletiva sobre a pandemia da Covid-19 Foto: Jonathan Ernst / Reuters / 17-03-2020 Presidente dos EUA invoca legislação da Guerra Fria para aumentar produção de máscaras e equipamentos hospitalares; Casa Branca suspende despejos até abril

WASHINGTON — Em entrevista ao lado da força-tarefa da Casa Branca para combater o novo coronavírus nesta quarta-feira, o presidente Donald Trump disse que a pandemia de Covid-19 é sem precedentes, referindo-se a si mesmo como um "presidente de tempos de guerra", e comparou o cenário à Segunda Guerra Mundial. 

Durante a entrevista, o presidente anunciou ainda que invocará a Lei de Produção de Defesa para acelerar a produção de máscaras, luvas e equipamentos hospitalares no país, que tem casos da doença em seus 50 estados.

A lei extraordinária foi criada em 1950, durante a Guerra da Coreia, buscando aumentar a mobilização civil e militar. Ela autoriza o presidente a estabelecer mecanismos para alocar materiais, serviços e organizações para promover a defesa nacional, obrigando empresas a firmarem contratos com esta finalidade. Ele também autoriza a Casa Branca a controlar a economia civil para que não faltem materiais essenciais. A medida foi usada esporadicamente durante a Guerra Fria e posteriormente. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário