segunda-feira, março 16, 2020

No Brasil, não se trata gripe como doença

Sou Virologista, com Mestrado e Doutorado na USP e Pós-doc no CDC-Atlanta, tenho todos os meus títulos em vírus respiratório e trabalho com Coronavírus humano pelo menos a 15 anos. Então, gostaria de dizer  Que :
Se os brasileiros agirem frente ao resfriado que o Coronavírus causa, exatamente igual agem ao resfriado (gripe) que o Influenza causa, o Brasil nem vai saber se entrou ou saiu de uma epidemia. 
Trabalho com vírus ha anos e luto a muito tempo tentando colocar na cabeça dos médicos e de todos que conhecemos, incluindo os alunos, que gripe é uma doença, mas nunca tive êxito. Talvez hoje isso seja um aliado.
Aqui no Brasil, gripe é gripe e não é classificado como doença, pelo menos em adultos, tanto não é que:
1. Nenhum patrão ou superior aceita uma falta no trabalho se a pessoa estiver gripada e nem adianta passar no médico pra pegar dispensa pq ele vai dizer que é uma virose e pronto (vitamina C e Coristina D e vc tá pronto pra ir trabalhar) Todo mundo trabalha com gripe ou estou mentindo?
2. Os únicos adultos que vão ao médico por causa de uma gripe, são os idosos e acredite, só depois que a febre não passa e o peito começa a doer, aí o medo de pneumonia faz o idosos ir ao médico, não a gripe (entende?).
3. A criança se tiver febre a mãe corre pra levar ela ao médico, mas não está tendo caso em crianças (quase zero) logo não saberemos qdo começou ou começará.
4. Aqui em SP estamos na sazonalidade de RSV, Coronavírus (os 4 antigos) e influenza e daqui 1 mês mais ou menos começará também o Parainfluenza e Metapneumovirus e estes vírus quase nunca levam os adultos ao médico e acreditem eles derrubam qualquer um, mas o brasileiro já está acostumado.
Enfim, existem vários exemplos que me permitem dizer que passaremos desapercebidos por esta epidemia, apenas se tratarmos a COVID-19 como tratamos as outras viroses respiratórias e acreditem, 19 vírus que hoje circulam no Brasil, causam uma gripe igual ou mais grave que o COVID-19.
O Mundo está em Pânico e é isso que eu gostaria que os brasileiros entendessem, o Mundo está em Pânico pq na China, na Europa e principalmente nos EUA (e este último eu falo com propriedade pq morei lá e sei como funciona) A GRIPE é UMA DOENÇA  e ninguém trabalha gripado, e nem precisa passar pelo médico pra pegar um atestado, basta vc falar que está com Flu-like e vc é dispensado 3 dias dos seus afazeres...
Então, o que estou pedindo é:
Se vc ficar gripado, não se apavore achando que pode ser o Corona, espere os sintomas se estabelecerem se piorar e se vc achar que é uma gripe pior do que vc já teve um dia e achar que precisa ir ao médico, então vá. Mas não va somente pq vc está gripado e está com medo que seja Coronavírus ... vc correrá mais riscos em pegar o Corona ou pior, passar Corona pra quem não pode pegar de jeito nenhum, por ser idoso ou com alguma doença pré-existente (grupo de risco)
Aconselho:
1. Lave as mãos o tempo todo e tire o hábito de colocar as mãos na boca, nariz e olhos.
2. Se vc tiver gripado, fique longe dos idosos e tampe seu espirro ou tosse com um lenço 
3. Não vá trabalhar gripado, 1 pessoa com Vírus respiratório, o mais leve de todos, passa para 5 pessoas ao seu redor..Mas seja Honesto, para que um dia, quem sabe, o Brasil possa tratar a gripe como doença, pois a desonestidade do brasileiro fez com que a gripe se tornasse algo extremamente comum.
4.  Não fique em pânico e não queira saber se é Corona ou não a causa da sua gripe se vc está relativamente bem, somente “gripado” haja como vc sempre agiu em outras viroses anteriores. 
Etc...
Enfim...
Conselhos são conselhos mas como virologista especializada em Vírus respiratório, eu precisava falar aos brasileiro... não deixem o pânico tomar conta de vocês.
Danielle Durigon

Nenhum comentário:

Postar um comentário