terça-feira, março 17, 2020

Coronavírus: governo pede que Congresso reconheça calamidade pública

Equipe econômica revisará Orçamento diante de impacto do coronavírus Foto: Daniel Marenco/02-01-2019BRASÍLIA — O governo decidiu decretar calamidade pública por conta do avanço do novo coronavírus. A medida precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. A decisão do governo partiu do Ministério da Economia. 

A medida vai permitir gastar mais com a saúde e com medidas econômicas para conter os efeitos da Covid-19.

Com a calamidade aprovada pelo Congresso, o governo não precisará cumprir as metas de resultado das contas públicas e nem bloquear recursos no Orçamento. A medida foi anunciada na noite nesta terça-feira e terá efeito até terá efeito até 31 de dezembro de 2020.

"Em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o governo federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública. A medida terá efeito até 31 de dezembro de 2020”, diz nota do Palácio do Planalto.

O governo já havia calculado a necessidade de bloquear cerca de R$ 30 bilhões em gastos no Orçamento. Caso o Congresso aprove a calamidade até sexta-feira, não haverá bloqueio de gastos no Orçamento."Em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação, o governo federal solicitará ao Congresso Nacional o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública. A medida terá efeito até 31 de dezembro de 2020”, diz nota do Palácio do Planalto.

O governo já havia calculado a necessidade de bloquear cerca de R$ 30 bilhões em gastos no Orçamento. Caso o Congresso aprove a calamidade até sexta-feira, não haverá bloqueio de gastos no Orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário