quarta-feira, março 18, 2020

Coronavírus dominou as discussões de hoje na Câmara


Ver. Manoel Diniz
Diante da comoção mundial, das medidas tomadas pelo governo federal, pelo governo do estado e pela prefeitura, usando máscara, o vereador e médico Manoel Diniz, dedicou seu tempo de hoje na sessão da Câmara para falar sobre o assunto do momento, o coronavírus.
Ele exibiu um vídeo de uma pessoa que deu um depoimento sobre as consequências da pandemia que assola o mundo, detalhando a situação da Itália, país que tem a mais elevada taxa de mortalidade pelo vírus.
Já a vereadora Maria Pretinha usou a tribuna para cobrar a inauguração do Hospital Regional do Tapajós, que inexplicavelmente, ainda não entrou em funcionamento. Se estivesse em funcionamento, disse ela, o atendimento em saúde nesta região estaria muito mais avançado.
          O pior é que se faz um silêncio estrondoso em nível do governo do estado sobre o assunto.
Depois da votação do aumento para a Educação, o vereador Davi Salomão chegou para participar da sessão.
          Será que ele não queria participar da votação, ou foi mera coincidência?
          Se votasse a favor, votaria num projeto do Executivo o qual combate, se votasse contra ficaria mal com os trabalhadores da Educação.
A líder do governo na Câmara, vereadora Antônia Borroló, tratou da preocupação que o município deve ter para se prevenir contra a propagação do coronavírus.
          Ela disse que a secretaria de saúde deve se preocupar com o fato da chegada de centenas de caminhoneiros que chegam diariamente de Mato Grosso trazendo soja para embarque em Miritituba.
          Ela defende medidas para que o município se previna para enfrentar essa situação que preocupa o mundo inteiro.
Ver. Davi Salomão
Ainda houve tempo para o vereador Davi Salomão cobrar providências do Procon contra o abuso que algumas farmácias estão praticando contra o consumidor de Itaituba.
          Tem estabelecimento cobrando R$ 20,00 por um litro de álcool em gel.
          Alô Procon, vamos entrar em ação contra esses comerciantes inescrupulosos! O vereador tem razão.
          No horário dos requerimentos, foi apresentado um de autoria do vereador Manoel Diniz, sugerindo que a Mesa Diretora suspenda as sessões a partir da próxima semana, o qual gerou discussões. Mas, no final, com voto contra do vereador Diego Mota, foi aprovado. Diego sugeriu que as sessões continuassem, mas, sem público, como já acontece em outros parlamentos.
          Trata-se de uma sugestão, que poderá ser acatada ou não. Se a situação continuar piorando no país com referência ao número de infectados e de mortes, o mais provável será a suspensão das sessões.
          Na primeira parte da sessão, a Câmara aprovou por unanimidade dos vereadores presentes, o projeto de lei do Executivo que concede aumento de 11% aos servidores da Educação.
Ver. Jr. Pires
          Os ausentes foram os vereadores Manoel Dentista e Wescley Tomaz, que estão viajando para Brasília, Dirceu Biolchi, que não veio do distrito de Moraes Almeida, Dadinho Caminhoneiro, por estar doente e Davi Salomão que chegou mais tarde.
          Embora a vereadora Antônia Borroló tenha falado sobre o assunto, foi o vereador Júnior Pires quem tomou a iniciativa de apresentar um requerimento verbal solicitando da secretaria de Saúde para que seja montado um posto avançado em Miritituba para monitorar os caminhoneiros que chegaram do Centro Oeste e do Sul e do Sudeste do País para detectar se algum apresenta os sintomas do corona vírus. O requerimento foi aprovado por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário