sábado, março 07, 2020

BELÉM – Haja chuva: São Pedro abre as torneiras e inunda a cidade

BELÉM – Haja chuva: São Pedro abre as torneiras e inunda a cidade
 Grandes corredores de tráfego totalmente inundados, galerias e esgotos entupidos por lixo, baixadas com água dentro das casas. Desde a madrugada, um aguaceiro despenca sobre a capital paraense. 

Um morador do bairro do Marco, em contato com o Ver-o-Fato, definiu com sarcasmo a situação: “São Pedro acordou de ressaca e resolveu despejar seu mau humor sobre nós”.

Ironia à parte, só quem padece com enchentes – costumeiras nesta cidade onde canais acumulam problemas crônicos, como a falta de manutenção – é capaz de avaliar os estragos e o dilema de viver em áreas sujeitas a constantes alagamentos.
Em pleno sábado, essa rotina de chuvas no inferno amazônico foi ruim para quem saiu de casa cedo e encontrou o caos. O tráfego lento em meio à água, enquanto ciclistas e motociclistas buscavam atalhos pelas calçadas.
Os meteorologistas informam que as chuvas caem sobre a cidade há mais de 10 horas de forma ininterrupta. Não tão forte, mas intermitente. O suficiente, contudo para estressar motoristas e pedestres.
Local de grande afluência de veículos, na entrada e saída da cidade, o túnel do Entroncamento ficou inundado, permitindo somente a passagem de caminhões, ônibus e carretas. Os maiores alagamentos ocorrem na avenidas João Paulo II, Alcindo Cacela com a rua dos Mundurucus, Visconde de Souza Franco, Domingos Marreiros, Antônio Barreto e na rua dos Pariquis, entre 14 de Março e Generalíssimo, até a Rui Barbosa.
Há registros de inundações no Jurunas, Guamá, Marambaia, Bengui, Reduto, Terra Firme, Cremação e Canudos. e na área dos canais afluentes do Tucunduba, como Vileta, Leal Martins, e Mauriti. Em Canudos, uma senhora passou mal e teve de ser removida por voluntários para um hospital. Em frente ao colégio Deodoro de Mendonça, na avenida Governador José Malcher, uma mangueira desabou.
Perigo na maré alta
Como se não bastasse tanta chuva, a maré alta também chegou para atormentar o belemense. Em nota, a prefeitura de Belém disse que monitora as marés e previne acidentes ocasionados por enchentes.
Ainda segundo a prefeitura, agentes da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Guarda Municipal (GBM) devem atuar de forma integrada em ações educativas e preventivas.
Fonte: Ver-o-fato
A nota informa, também, que os riscos de maré alta são considerados altos para índices a partir de três metros quando coincidentes com chuvas fortes e, altíssimos, para marés a partir de 3,5 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário