domingo, março 22, 2020

Até que se descubra algo melhor, é melhor ficar em casa


Resultado de imagem para fotos de jota parenteEm casa, observando com o maior rigor possível as recomendações dos setores de saúde, idoso e diabético, tenho motivos de sobra para me preocupar com a pandemia de coronavírus, que tem uma predição especial por pessoas dessa faixa etária. Como no meu caso, a situação fica ainda mais agravada quando um idoso que é portador de alguma comorbidade contrai esse vírus (a comorbidade é simplesmente a ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).
Pelo menos, nas minhas atividades de radialista e jornalista, posso contribuir com o meu trabalho, informando bem a população a respeito do que está sendo feito pelas autoridades para proteger todos.
Ontem no final da tarde, o blog do Jota Parente divulgou duas notícias com exclusividade, a respeito disso, notícias esperançosas. A primeira, referente à provável inauguração, mesmo que precária, do Hospital Regional do Tapajós, assunto que foi tratado pelo prefeito Valmir Clímaco com o governador Helder Barbalho.
A segunda informação diz respeito à construção em tempo recorde, de um hospital maternidade para desafogar o Hospital Municipal, trabalhando 24 por dia, para tentar entregar a obra em 30 dias. Isso vai tirar as grávidas, as parturientes e os recém nascidos do convívio com doentes do HMI, além de abrir leitos no hospital. Tem ainda o empenho do prefeito Valmir Clímaco para implantar dez leitos de UTI o mais rápido possível no HMI.
Para a realização dessa obra, a prefeitura está contando com algumas colaborações de empresários, como de José Luiz Português, proprietário da Construtora JJP, que doou toda a mão de obra para a construção da maternidade. Toda ajuda será bem recebida.
Estabelecer uma data certa para inaugurar o Hospital Regional do Tapajós, não é fácil. Ainda faltam algumas coisas que estão em andamento, como a conclusão do serviço de drenagem do HTR, que a prefeitura está fazendo porque houve uma falha no projeto da obra, e o serviço não foi feito.
O prefeito disse que espera entregar esse trabalho em até 15 dias, e aventa-se a possibilidade de o HRT ser colocado para funcionar em até 30 dias. Mas, é preciso esperar para ver esse cronograma extraoficial será cumprido. Todavia, é importante que se acelere esse esforço que será de fundamental importância para a região Sudoeste do Pará, cujo resultado imediato será desafogar o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.
Num momento como esse, com a população do mundo todo assustada, tem gente que ainda arranja tempo para politizar a crise. Exemplo: cobranças feitas pelas redes sociais pelo funcionamento da UPA. Não que o governo não deva ser cobrado por isso, mas, para tudo há o seu tempo certo. A hora, agora, é de união de esforços em torno de uma causa única que é o bem comum.
Recolhidos em casa e sem ter o que fazer, muitos ficam grudados no celular postando tudo que recebem. O pior é que tenho lido postagens replicadas por pessoas com bom nível de conhecimento, que ocupam cargos importantes, que em nada ajudam.
Uma dessas postagens diz respeito a um estudo que teria sido feito pelo Banco JP Morgan, um dos maiores do mundo. Se ao menos a matéria falasse de um estudo patrocinado pelo referido banco, ainda vá lá. Nessa publicação informa-se que o pico da pandemia no Brasil ocorrerá depois da metade de abril.
De acordo com afirmação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em abril começará o pico da doença, que segundo ele, terá sua curva descendente iniciada por volta de junho. Deus queira que essa informação sobre o pico em abril e pronto, seja verdadeira. Melhor para todos.
As crianças agem conforme se comportam seus pais. Meu filho Parentinho, de 11 anos, reflete o que ele vivencia em casa, estando muito bem informado sobre a pandemia. No grupo de WhatsApp dos colegas de aula do qual participa, acompanho as conversas deles e posso perceber como cada família se comporta.
Há pessoas que ocupam posições importantes, como o presidente da República, Jair Bolsonaro, a mais alta autoridade do País, e o dono da Havan, o empresário Luciano Hang, que vão na contra mão da maioria. Ambos afirmam categoricamente, que existe uma histeria, e que há excessos nas decisões tomadas por governadores e prefeitos para conter a propagação do coronavírus.
Luciano Hang afirma em um vídeo de oito minutos que ele postou, que por conta da paralisação, o Brasil não terá uma recessão como já foi dito, mas, uma depressão pior do que houve no mundo a partir dos Estados Unidos, que começou em 1929. Para ele, bastava que cada cidade onde um caso fosse confirmado fechasse, proibindo a entrada e a saída e de pessoas. Não precisava trancar todo mundo em casa, diz ele.
O Brasil está fazendo o que quase todo o mundo faz diante da pandemia. Diferente da China, que não fechou o país todo, mas, a província onde tudo começou. Vai saber nesse momento, quem de fato está certo! Na China, depois de três dias sem nenhum caso novo ser registrado, o vírus voltou.
A verdade é que vivemos um tempo de muitas incertezas. Sem um remédio comprovado que possa combater o coronavírus antes que o doente precise estar na UTI, com a vacina precisando do prazo de pelo menos um para ser descoberta e liberada para uso em humanos, o melhor que a gente a tem a fazer é mesmo ficar em casa. O isolamento social é a única prevenção à qual neste momento podemos nos agarrar, até que se descubra algo melhor.


          Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário