domingo, março 22, 2020

A pandemia que assusta a todos


O município de Itaituba está se preparando como pode para a chegada do coronavírus que parece ser inevitável e, naturalmente, a maior cobrança está em cima da secretaria municipal de saúde, que em condições normais já enfrenta dificuldades para atender a população. Agora, como essa pandemia batendo às portas do município, a pressão se tornou muito maior ainda.
Apesar das críticas, a SEMSA está se mobilizando para atender os possíveis casos de pacientes infectados pelo coronavírus, o que até o momento, felizmente, não aconteceu. Dentro do plano de contingência montado pela secretaria está a criação de uma equipe de busca ativa de casos suspeitos do coronavírus.
A reserva de duas enfermarias com dois leitos cada, equipadas com respiradores e ventiladores para receber eventuais pacientes é prova disso.
A questão é como fazer o diagnóstico de casos suspeitos, pois o município até agora só recebeu dois kits para testes. A falta de equipamentos de proteção individual é mais uma dificuldade enfrentada pela secretaria nessa luta; outra preocupação é que os possíveis infectados terão que ser encaminhados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas, e dependendo da demanda, a garantia de vagas não está assegurada.
Diante desse cenário de pandemia, não tem como não voltar a questionar a demora na conclusão do Hospital Regional do Tapajós, pois se ele já estivesse funcionando, seria um transtorno a menos para pacientes dessa região. Mas há também a outra ponta do combate ao coronavírus, e essa depende exclusivamente da população, que é obedecer às recomendações dos protocolos de higiene e distanciamento social, evitando aglomerações em espaços fechados e abertos.
Convenhamos, no Brasil, ninguém gosta de cumprir normas, mesmo em casos excepcionais como esse, por isso, é importante que o executivo municipal adote as medidas que outros municípios já adotaram, decretando a suspensão das aulas e proibindo a realização de eventos públicos com grande concentração de pessoas (o que já foi feito a tempo).
A cada catástrofe que surge, o brasileiro não perde a oportunidade de mostrar a sua ganância e a falta de humanismo, e agora com a pandemia do coronavírus, o oportunismo nefasto ficou evidente na venda do álcool em gel. Em alguns comércios o preço desse produto subiu absurdamente.
Lamentavelmente essa ganância desmedida dos brasileiros se revela em todos os momentos de grandes dificuldades da população. 
Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando

Nenhum comentário:

Postar um comentário