terça-feira, fevereiro 04, 2020

Primeira Sessão de 2020 Foi Light


   Com a presença dos 15 vereadores,    a Câmara Municipal de Itaituba realizou a primeira sessão do ano de 2020, hoje. Inicialmente o presidente Manoel Dentista compôs a mesa com autoridades presentes para uma sessão solene sem nenhuma pompa, além de breve.
          O secretário de governo, Israel Santos, representou o prefeito, tendo sido ele o único orador a fazer uso da palavra. Ele decidiu falar sobre um assunto que tomou conta das redes sociais, que foi a colocação de lâmpadas de LED nos postes fincados em uma das fazendas do prefeito Valmir Clímaco.
          Israel ressaltou que o prefeito é um empresário forte, que tem recurso suficiente para comprar muito mais do que, simplesmente, lâmpadas para sua fazenda. Também destacou o fato de Valmir, como gestor, ter conseguido economizar recursos públicos do município na aquisição das lâmpadas de LED que foram colocadas na iluminação pública da cidade.
          Após a fala do secretário, a mesa foi desfeita para que fosse iniciada a sessão ordinária, a primeira deste início de ano legislativo.
          Quando chegou a hora do vereador de oposição, Davi Salomão, usar a tribuna, ele preferiu falar de outros assuntos, como a falta de ambulâncias do SAMU. A expectativa é de que, na sessão de quarta-feira, amanhã, ele fustigue o prefeito com esse assunto.
          O presidente da Casa de Leis, vereador Manoel Dentista, afirmou para nossa reportagem, que a prioridade neste começo de trabalhos é votar a reforma da Lei Orgânica do Município, que já foi votada e aprovada em primeiro turno, ano passado. Disse que vai colocar em votação ainda em fevereiro.
          “Espero que a gente tenha mais um ano de harmonia entre os poderes executivo e legislativo, embora este seja um ano eleitoral, quando os ânimos ficam um pouco mais exaltados. O Poder Legislativo talvez seja mais atacado por concorrentes, mas, estamos aqui fazer o nosso trabalho com toda transparência”, falou o presidente.
          Sobre a expectativa de a Câmara ter um ano mais tranquilo do ponto de vista financeiro, pois o orçamento do município é bem maior que o anterior, Manoel disse:
          “É, de fato o orçamento deste ano melhorou, mas, a Câmara continua recebendo a menor, mais de R$ 50 mil (mês). Isso atrapalha o Poder Legislativo. O Executivo achou por bem não mandar o que determina a lei. Esperamos resolver isso com boas conversas. Só vamos recorrer à justiça se não resolvermos pelo diálogo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário