sexta-feira, fevereiro 21, 2020

O Hospital Regional do Tapajós Não Tem Data Para Ser Inaugurado


O Hospital Regional do Tapajós já poderia ser inaugurado. A prefeitura já realizou a vistoria do prédio e concedeu o auto de conclusão da obra que popularmente é chamado de habite-se. Na prática, isso quer dizer que o prédio já pode ser utilizado. Resta saber agora quando é que o governo do estado vai marcar a data de inauguração.

Na última visita que fez a Itaituba, Helder Barbalho disse que a inauguração vai ser neste primeiro semestre; ao prefeito Valmir Clímaco o governador também garantiu que a inauguração do hospital será antes do dia 4 de julho, o que daria a oportunidade do prefeito participar da festa de inauguração, mas, oficialmente ainda não há nenhuma confirmação.

Agora que a região do Tapajós perdeu o assento que tinha no Conselho Estadual de Saúde, o acesso às informações e o encaminhamento das demandas junto à Secretaria de Saúde do Estado ficaram mais difíceis.

Como os nossos representantes políticos na capital do estado não pressionam o governo, pois estão mais preocupados em conseguir espaço para os seus aliados, a população de Itaituba e região vai continuar esperando por esse  momento tão sonhado que é ter aqui em Itaituba, atendimento médico de média e alta complexidade, pois em muitos casos, um único exame mais detalhado obriga o paciente a ir para Santarém.

Pelo ritmo dos acontecimentos, a espera pela abertura do Hospital Regional do Tapajós ainda vai se estender além da previsão do governador, porque ainda falta ser concluído o sistema de esgoto para drenar a água utilizada no hospital.

O governo também precisa decidir quem vai fazer a administração do hospital. Outra interrogação é quanto aos equipamentos, pois ninguém sabe o que ainda está faltando, e uma nova informação que surgiu é que por causa de erro no projeto arquitetônico do prédio, os equipamentos maiores terão ser desmontados, pois em alguns pontos do prédio o teto ficou muito baixo e não permite a passagem dos aparelhos de grande porte.

A cada dia se descobre uma nova inconformidade nesse projeto que era pra ser concluído em quinhentos e quarenta dias, mais já vai completar oito anos e ainda não tem data para ser inaugurado.

Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando, quinta-feira, 20.02.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário