segunda-feira, fevereiro 17, 2020

Justiça condena, novamente, prefeito de Itaituba, por improbidade administrativa. Cabe recurso

A Justiça do Pará voltou a condenar, com a suspensão dos seus direitos políticos por 3 anos, o prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco (MDB). Ele também foi penalizado com multa e proibição de fechar negócios com o poder público por 3 anos. Cabe recurso junto ao TJ (Tribunal de Justiça) do Pará.

Outros dois réus da ação por ato de improbidade administrativa praticado em 2011, no primeiro mandato de Climaco — Nilvan Damasceno Azevedo e Lidiane Marques da Silva — foram absolvidos por falta de provas, segundo a sentença do juiz Clemilton Salomão de Oliveira. 

Valmir Climaco foi condenado por ter praticado desvio de funções de servidores nomeados para cargos em comissão de assessoramento, em denúncia do MPPA (Ministério Público do Pará). 

“A prática do desvio ilegal de função configura afronta, além de outros, os princípios administrativos basilares da legalidade, da moralidade e da impessoalidade, ferindo interesses coletivos e contribuindo para fragilizar ainda mais a credibilidade das instituições públicas”, justificou o magistrado na sua sentença, de 5 páginas.

Sem escolha 

Sobre os 2 servidores absolvidos (Nilvan Azevedo e Lidiane Silva), Clemilton Salomão disse que não foi demonstrado que eles tiveram “conduta improba”. 

“[Eles] foram nomeados para cargo em comissão de assessoramento, porém, por serem subordinados, foram designados para exercerem função diversa do cargo que exercem, o que os deixam escolha, sob pena de serem, caso recusassem a ordem, demitidos”, destacou.

Fonte: blog do Jeso
--------------------------------
Nota do blog: Uma longa entrevista feita pelo Canal do Jota Parente com o prefeito Valmir Clímaco, na manhã desta segunda, 17/02, aconteceu antes da veiculação dessa notícia.

Tente contato com o prefeito para ouvi-lo, mas, não houve retorno.
Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário