segunda-feira, fevereiro 03, 2020

Bial chama 'Democracia em Vertigem' que concorre ao Oscar de 'ficção alucinada'

Reprodução Globo Play O jornalista e apresentador Pedro Bial criticou fortemente o documentário brasileiro "Democracia em Vertigem", indicado ao Oscar 2020 na categoria. 

O filme de Petra Costa foi considerado "insuportável" e "ficção alucinada". "Eu dei muita risada. É um 'non sequitur' atrás do outro", declarou ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha. A expressão em latim caracteriza um discurso cujas conclusões não decorrem das premissas. "É uma ficção alucinante. É mais que maniqueísmo, é uma mentira", afirmou. 

Bial ainda chamou a narração de Petra Costa de "miada, insuportável, onde ela [Petra Costa, a diretora e narradora] fica choramingando o filme inteiro". "É um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, não fizemos nada, não temos que fazer autocrítica. 

Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos, que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e Lula é incrível", afirmou. 

Mesmo com as fortes críticas, Bial apontou méritos técnicos como uma história bem contada e que tem chance de vencer no Oscar. Para ele, o filme brasileiro é um dos favoritos ao lado de "For Sama". Ele também elogiou produções anteriores de Petra Costa. "Eu acho bacana que ela possa fazer o filme dela, é uma ótima cineasta. Elena [de 2012], o primeiro filme dela, é bem urdido, profundo, bem contado", disse.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário