segunda-feira, janeiro 27, 2020

Visitas são suspensas em todas as unidades prisionais do Pará por tempo indeterminado

Seap teme motins, rebeliões e movimentações contrárias às normas carcerárias

O Liberal - As visitas em todas as unidades prisionais do Estado, incluindo as centrais de triagem e recaptura de condenados, estão suspensas por tempo indeterminado. A suspensão das visitas foi estabelecida em portaria publicada no sábado (25) pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). 

De acordo com o documento, a medida é uma "ação estratégica para manutenção da ordem e segurança". Conforme aponta a portaria, foram reportados através da Assessoria de Segurança Institucional "fortes indícios de movimentações da população carcerária contrárias às normas penitenciárias e à nova política de gestão prisional, direcionada para o enfrentamento e desarticulação das ações perpetradas por organizações criminosas".

A Seap entendeu, portanto, ser necessária a suspensão das visitas, em caráter emergencial, para garantir a preservação da ordem, da disciplina e da segurança nas casas penais do Pará. "É admissível a suspensão de visitas diante de fundadas suspeitas de rebelião, motim, ou outros eventos que possam fragilizar a segurança das penitenciárias", enfatiza a portaria. 

"Não resta outra alternativa a esta Secretaria, senão suspender as visitas nas unidades prisionais do estado do Pará, incluindo-se, neste ato, as Centrais de Triagem e a Central de Recaptura de Condenados", completa a Seap.

A Seap afirmou ainda que as visitas serão retomadas após restabelecimento e normalização da segurança nas unidades penais e centrais de triagem do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário