sexta-feira, novembro 08, 2019

Resistência ao Calçadão

Resultado de imagem para fotos da rua lameira bittencourt, em santarém
Rua Lameira Bittencourt, Santarém
Quando se falou em transformar a Rua Lameira Bittencourt, em Santarém, em calçadão pelo qual só andariam pessoas, houve muita resistência dos comerciantes, que achavam erroneamente, que o comércio seria muito prejudicado. Mas, não foi.

A mesma coisa aconteceu quando em 2006, o saudoso publicitário, homem de visão, Antônio Pescaria desenvolveu um projeto para a apresentar para a Associação Empresarial de Itaituba. A grita foi geral.

Há poucos meses o prefeito Valmir Clímaco, em entrevista ao blog, afirmou que um dos projetos de seu governo para 2020 é fazer um grande trabalho na Rua Hugo de Mendonça, transformando-a em vi exclusiva para pedestre.

Eu tinha conversado recentemente com alguns comerciante da referida rua. A maioria não gostou da ideia.

O principal motivo não é revelado quando se conserva sobre o assunto, mas, para muitos o que pesa é o desconforto de ter que deixa o seu carro longe da frente da sua loja. Outros acham que isso vai matar o movimento comercial.

Nenhum dos dois motivos se sustenta. O primeiro representa um egoísmo que não ajuda em nada, enquanto o segundo não tem fundamento, pois onde isso aconteceu, deu certo, muito certo.

Se foi feito um projeto bem caprichado, como foi feito em Santarém, o que vai acontecer é que a via ficará muito bonita depois de passar pelas mudanças necessárias. Pode e deve tornar-se um local agradável, com canteiros . Não se trata apenas de proibido o tráfego de veículos, mas, de modernizar a via.

Espero que pensem nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário