terça-feira, novembro 05, 2019

Governo quer diminuir o número de municípios brasileiros, além de dificultar a criação de novos

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, deixam o Congresso após entrega de projetos econômicos - Marcelo Camargo/Agência Brasil ·       Projeto sugere que municípios com menos de 5.000 habitantes e arrecadação própria menor do que 10% da receita total sejam incorporados por vizinhos

·       Proposta também restringe a criação de novas prefeituras

·       Segundo o governo, 1.254 municípios se encaixam nessas condições hoje e seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026

·       O número representa 22,5% do total de municípios brasileiros

·       Proposta consta na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo, entregue ao Congresso hoje

Às vésperas de um ano de eleições municipais, o governo Jair Bolsonaro (PSL) propõe fundir municípios pequenos e com baixa arrecadação, além de restringir a criação de novas prefeituras.

A proposta consta na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo, entregue nesta terça-feira (5) ao Congresso Nacional.

Segundo Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda, 1.254 municípios se encaixam nessas condições hoje e seriam incorporados a cidades vizinhas a partir de 2026.
  
Isso representa quase um em cada quatro municípios do Brasil - 22,5% do total de municípios brasileiros (5.570), segundo os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

É importante frisar, que de acordo com a proposta, se aprovadas, fusões ou extinção de municípios só começarão ser aplicadas a partir do ano de 2023.

De qualquer forma, isso significa que o governo não vai facilitar a vida daqueles que lutam pela criação de novos municípios. E embora não esteja no texto, como o objetivo é cortar despesas ao máximo, apreende-se que também não vai ser fácil criar novos estados.

Fonte: Uol Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário