segunda-feira, novembro 18, 2019

Desmatamento na Amazônia é o mais alto desde 2008, mostram dados do INPE

Desmatamento e queimadas consomem a floresta no município de Altamira, no Pará Foto: Edilson Dantas / Agência O GloboSÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) — A Amazônia teve 9.762 km² devastados entre agosto de 2018 e 31 julho deste ano. No mesmo período do ano anterior, a taxa foi de 7.536 quilômetros quadrados, o que representa uma alta de 29,5%. 

A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base em análise preliminar do sistema Prodes, que calcula as taxas anuais de desmatamento na floresta. Trata-se do índice mais alto de desmatamento desde 2008, quando foi de 12.911 km².

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira em coletiva de imprensa pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP).

Apenas o Pará responde por 40% do desmatamento. Ao lado de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, os quatro estados respondem por quase 70% do desmatamento do período. Roraima também se destaca, com aumento de 216% na devastação da floresta. 

As informações não contemplam os dados de queimadas e desmatamento dos meses de agosto e setembro, quando imagens de queimadas na Amazônia rodaram o mundo. Os dados consolidados serão apresentados em maio de 2020.

Segundo Salles, o aumento deriva de “motivos já conhecidos”, entre eles garimpo, extração de madeira e ocupação do solo de maneira ilegal.

— Se olharmos aqui, esse aumento de 2012 pra frente é a pressão das atividades econômicas, grande parte delas ilegais, sobre a floresta. E precisamos ter estratégias e alternativa econômica para a região. Algo estruturante precisa ser feito e estamos discutindo nessa linha — afirmou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário