quarta-feira, outubro 16, 2019

20 licenças para operar, 3 meses para ter um CNPJ: menos burocracia vai ampliar competitividade

Fábrica de refrigerantes em Duque de Caxias Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo SÃO PAULO e RIO – Três meses para conseguir um CNPJ, 10% da equipe dedicada apenas a cuidar da papelada, 20 licenças diferentes para operar.

 Os exemplos se repetem em empresas de diferentes setores e portes. E, por isso, os especialistas afirmam: a  Medida Provisória da Liberdade Econômica vai ampliar a produtividade da economia brasileira.

O texto-base da MP 881 , que simplifica processos e reduz a burocracia nos negócios, foi aprovado nesta terça-feira pela Câmara dos Deputados . Os destaques ao texto serão votados na tarde desta quarta-feira. Em seguida, a MP vai para o Senado, onde precisa ser apreciado até 28 de agosto para não perder a validade. 

Na desenvolvedora de TI Mercado Eletrônico, em São Paulo, 10% dos 200 empregados ficam em funções administrativas como a manutenção de alvarás de funcionamento ou gerir as carteiras de trabalho do pessoal.

– Em nossa operação em Portugal, dos 30 funcionários, só um cuida das funções administrativas – diz Eduardo Nader, que fundou a empresa em 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário