quarta-feira, setembro 04, 2019

Câncer ultrapassa doença cardíaca e se torna a principal causa de morte em países ricos

Células de câncer de mama em microscópio Foto: Science Photo Library - LatinstockCientistas mostraram evidências de uma nova 'transição epidemiológica' global entre diferentes tipos de doenças crônicas

LONDRES — O câncer ultrapassou as doenças cardíacas como a principal causa de morte nos países ricos e pode se tornar a maior no mundo em poucas décadas se as tendências atuais persistirem, apontam pesquisadores. Em estudos publicados nesta terça-feira, cientistas disseram que mostraram evidências de uma nova "transição epidemiológica" global entre diferentes tipos de doenças crônicas. 

Embora as doenças cardiovasculares continuem sendo a principal causa de mortalidade em todo o mundo entre os adultos de meia-idade - representando 40% de todas as mortes -, esse não é mais o caso nos países de alta renda, onde o câncer mata agora o dobro de pessoas que as doenças cardíacas. 

- Nosso relatório constatou que o câncer é a segunda causa de morte mais comum em todo o mundo em 2017, respondendo por 26% de todas as mortes. Mas, como as taxas de (doenças cardíacas) continuam a cair, o câncer provavelmente se tornará a principal causa de morte no mundo, dentro de apenas algumas décadas — disse Gilles Dagenais, professor da Universidade Laval de Quebec, no Canadá, que co-liderou o trabalho. 

Das 55 milhões de mortes estimadas no mundo em 2017, disseram os pesquisadores, cerca de 17,7 milhões foram causadas por doenças cardiovasculares 

- um grupo de condições que inclui insuficiência cardíaca, angina, ataque cardíaco e derrame. Em países de alta renda, o tratamento comum, com estatinas para baixar o colesterol e medicamentos para pressão arterial, ajudou a reduzir drasticamente as taxas de doenças cardíacas nas últimas décadas. (O Globo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário