segunda-feira, agosto 05, 2019

Saque de R$ 500 do FGTS começa em 13 setembro: veja o calendário


Saque do FGTS: se fizer o saque-aniversário, trabalhador demitido ficará com dinheiro retido mesmo depois do período de dois anos Foto: Ana Nascimento - Agência O Globo


BRASÍLIA. A Caixa Econômica Federal divulgou nesta segunda-feira o cronograma do saqueespecial (R$ 500 por conta) doFGTS .

De acordo com o calendário de pagamento, os correntistas da Caixa e que nasceram entre janeiro e abril serão os primeiros a serem beneficiados, podendo retirar o dinheiro a partir de 13 de setembro. O trabalhador já pode consultar valores de FGTS e cotas do PIS em site e aplicativos da Caixa 

Os nascidos em maio, junho, julho e agosto, poderão sacar parte do saldo a partir de 27 de setembro. Já quem nasceu nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro poderá sacar o dinheiro depois do dia 9 de outubro. 

Quem não tem conta na Caixa só vai poder sacar os recursos a partir de 18 de outubro. Os saques seguem até março, de acordo com a data de aniversário (veja abaixo). 

O clientes da Caixa que tenham conta corrente aberta até 24 de julho (data de emissão da MP que permitiu novas modalidades de saque do FGTS) poderão solicitar ao banco o crédito em conta, na data prevista no cronograma. 

O crédito automático, sem autorização prévia do trabalhador, só será feito se o trabalhador já tiver conta poupança, esclareceu a Caixa. Neste caso, os trabalhadores terão até abril de 2020 para pedir à Caixa para desfazer o crédito, caso não queiram retirar o dinheiro. 

Segundo o banco, 33 milhões de cotistas poderão se beneficiar. 

Bancos abrirão mais cedo e aos sábados 

As agências da Caixa vão funcionar em esquema especial, durante o cronograma do saque do FGTS,  em todo o país. Elas abrirão aos sábados imediatamente posteriores às datas do pagamento (programado para as sextas-feiras) e durante os dias úteis na semana seguinte. 

No sábado, as agências vão funcionar das 09h às 16h. Durante a semana,  o expediente vai começar duas horas  mais cedo. 

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que, se o movimento estiver "forte", as agências poderão funcionar no segundo sábado subsequente à data do crédito. Não está previsto funcionamento das agências aos domingos. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário