quinta-feira, agosto 01, 2019

Pesquisa do Jornal do Comércio mostra a fragilidade da economia de Itaituba



O jornal do comércio começou a divulgar nessa semana os dados de uma pesquisa que trás uma importante amostragem sobre diversos indicadores que comprovam a fragilidade da economia do município e alguns itens são preocupantes, como por exemplo, a questão do trabalho formal.
Quase 40% da população economicamente ativa, afirmam não ter emprego fixo; pior ainda é a renda das pessoas; mais de um terço dos entrevistados afirmam que ganham somente um salário mínimo e apenas quatro por cento, ganham mais de quatro salários. 
Com renda baixa, o endividamento do itaitubense ultrapassa os cinquenta  por cento dos entrevistados nessa pesquisa. 
Outra constatação da pesquisa é a importância da atividade garimpeira na economia do município. Mais de 60% das famílias informaram que dependem ou já dependeram do comercio do ouro. 
Além dos dados sobre economia, a pesquisa também trás um panorama da política local, e nesse quesito, a avaliação sobre o trabalho dos vereadores não é boa.
Para os entrevistados nesta pesquisa, o desempenho da do legislativo municipal está abaixo da expectativa da população. E essa não a única noticia ruim para a Câmara de Vereadores  nesse inicio do segundo semestre de 2019. A justiça acaba de negar um pedido de mandado de segurança, contra o município, por causa do desconto de R$ 20 mil que a prefeitura faz no repasse mensal nos recursos da Câmara. Dessa forma além da baixa popularidade, os vereadores ainda terão que conviver com a escassez de recursos para desenvolverem suas atividades parlamentares.

Jornalista WelitonLima
Comentário do Focalizando de hoje, 01.08.2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário