segunda-feira, agosto 26, 2019

Obra da ponte sobre o Rio Jamanxim está paralisada até segunda ordem

Secretário Bruno Rolim

            A ponte que está sendo construída sobre o Rio Jamaxim, a partir da comunidade de Jardim do Ouro, ganhou notoriedade nacional a partir de ontem, depois que a Rede Globo mostrou-a no Fantástico.
            O repórter Rodrigo Alvarez afirmou que a ponte é ilegal.
            A obra conta com licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaituba (SEMMA), pois está em território do município e a administração entende que tem competência para fazer o licenciamento.
            O blog manteve contato há poucos minutos com o engenheiro ambiental Bruno Rolim, secretário de Meio Ambiente, que é a pessoa do governo que está acompanhando o problema de perto.
Resultado de imagem para fotos da ponte sobre o rio jamanxim            Bruno disse ao blog, que neste momento o trabalho de construção está suspenso para que sejam tiradas dúvidas a respeito da legalidade e sobre de quem é, de fato, a competência para licenciar.
            Segundo o secretário informou, uma equipe da Marinha do Brasil esteve no local fazendo uma fiscalização, sem que tenha emitido nenhum comunicado a respeito da legalidade, ou da ilegalidade da obra. Não mandou parar.
            Nos mapas cartográficos, falou o secretário, as informações dão conta de que o Rio Jamanxim não é um rio navegável. Tem cachoeiras abaixo e acima do local onde a ponte está sendo feita.
            A prefeitura de Itaituba vai aguardar uma posição oficial da Marinha através de documento, para decidir o que fazer. Se a informação foi de que o rio consta como navegável na documentação da Marinha do Brasil, então, a competência de licenciamento passa a ser da SEMAS, do Estado. Se não for navegável, o município pode licenciar como já licenciou.
            A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem competência para autorizar pontes com até cinco mil metros de comprimento, no caso de rios não navegáveis. Caso contrário, só com o Estado. O próprio rio Tapajós, a partir das corredeiras é listado como não navegável pela Marinha, como informou o secretário.
            Bruno disse ainda, que recebeu informação de que há outra ponte construída, ou em construção no Rio Jamanxim, dentro do Parque Nacional do mesmo nome do rio. Ele afirmou que a SEMMA está levantando se a tal ponte existe para que as providências cabíveis sejam tomadas.
            A informação inicial que a Marinha teve, disse o secretário, era de que a ponte que os empresários estão construindo a partir do Jardim do Ouro estava em área de conservação ambiental. Entretanto, após vistoria “in loco” comprovou que isso não é verdade.
            O prefeito Valmir Clímaco esteve mantendo contato com o governador Helder Barbalho sobre o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário