sexta-feira, agosto 16, 2019

Chapão com todos os vereadores foi sugerida e Valmir gostou da ideia


Imagem relacionadaFoi levada ao prefeito Valmir Clímaco, comandante do MDB em Itaituba, a sugestão de ele formar um grupão para disputa da eleição proporcional de 2020.

Esse grupão, conforme a ideia apresentada, reuniria todos os vereadores da atual base do governo em um único partido, o MDB, pressupondo-se que com isso a chapa teria condições de eleger um expressivo número de candidatos.

Valmir gostou da ideia no primeiro momento, mas, é preciso combinar com os outros, com os vereadores, porque alguns vereadores não acharam a menor graça. Nessa hora, é salve-se quem puder, e a influência do cabeça de chapa vai até o instante em que o candidato a vereador sente-se ameaçado.

O porta-voz da ideia foi o vereador Wescley Tomaz, que desde o ano passando vem discutindo qual será o melhor caminho para ele seguir, pensando no número de votos que vai precisar para reeleger-se e no melhor caminho a seguir, para não correr o risco de ser bem votado, mas, seu partido não obter o quociente eleitoral.

Wescley continua filiado ao PSC, ao qual também é filiado outro vereador, Júnior Pires.

Os dois já conversaram sobre esse assunto.

Ocorre que é provável que nem todos os vereadores da base do prefeito estejam com ele na próxima eleição, pois, há conversas de bastidores que poderão terminar com mudanças de lado.

Aliás, dificilmente, todos os 13 vereadores que acompanham o prefeito estarão juntos no pleito de 2020, até por uma questão de sobrevivência política, conquanto, não precisa ser muito inteligente para saber que só uma parte deles conseguirá votos suficientes para ganhar um novo mandato.

É simples de se entender. Se forem três candidatos a prefeito, o grupo de Ivan D’Almeida elegerá alguns vereadores e o grupo de Roselito também deverá ter representação na Câmara. Logo, não dará para um único partido do lado de Valmir, no caso, o MDB, eleger praticamente a Câmara toda.

Tem mais um detalhe: candidato sem mandato não simpatiza, nem um pouco, em fazer parte de uma chapa onde estejam vários vereadores. Isso, desde de sempre.

A verdade é que vai sobreviver o candidato a vereador, especialmente quem já tem mandato, que souber fazer melhor a conta.

É certo que alguns partidos pequenos que tem representação no legislativo municipal neste momento, ficarão de fora da próxima composição da Câmara. Por isso, é tão importante escolher o lado certo, o partido certo para se eleger.

Essa vai ser a primeira eleição sem coligação proporcional, o que fará toda a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário