sexta-feira, julho 19, 2019

*O gato continua livre e solto em Itaituba, miando alto


Quem furta energia, rouba qualquer coisa; basta ter oportunidade.

Não sei se alguém, além de mim, já usou essa frase. Se não, não tenho intenção de reivindicar a autoria. Tenho dito isso há alguns anos, desagradando a gateiros e aos que aderem ao gato, que não são poucos aqui em Itaituba.

Hoje eu publiquei uma informação veiculada pelo O Estado Net, tratando da prisão de mais duas pessoas, em Santarém e em Belterra, por conta de furto de energia.

A matéria conta que de 7.928 ligações clandestinas constatadas no Oeste do Pará, 57% são em Santarém, totalizando 4.518. Não precisa fazer muito esforço para se deduzir que Itaituba fica fácil, fácil com o segundo lugar. Só que aqui as ações de combate feitas pela Celpa são raras, e o gato conta com as bençãos de maus servidores que passam a perna na empresa. 

No começo desta semana eu comprovei uma situação que para mim foi inusitada, mas, que ocorre com frequência.

Dois trabalhadores de uma terceirizada, com direito a logotipo da Celpa e tudo na porta do carro, pararam em uma residência. Até aí nenhuma anormalidade, pois eles poderiam ter ido atender alguma ocorrência, como resolver um problema de falta de energia, ou, cortar a energia se estivesse em atraso. Mas, não foi nada disso.

Os servidores abordaram o dono da casa, que ficou visivelmente agitado, tendo pedido para que o esperassem por alguns minutos.

Mais de meia hora depois ele voltou, enquanto os dois continuavam dentro da casa o esperando, com o carro da empresa parado. Eles conversaram e foram embora sem fazer nada relativo ao seu trabalho.

Que eu saiba, se a energia estivesse em atraso, certamente seria cortada, porque nunca vi esse pessoal esperar por tanto tempo.

Como a direção da Celpa na região fica toda em Santarém, as coisas correm soltas por aqui e em outros municípios.

Depois que inventaram o tal do jacerezinho, aí foi que melhorou para o pessoal adepto do gato. Liga às sete da noite e desliga às sete da manhã, e todos vivem felizes com suas centrais de ar condicionado trabalhando a noite toda e durante todo o final de semana.

Enquanto isso, os “otários” como eu, como dizem alguns que eu conheço, que tem gato, continuam pagando caro e ligando o ar condicionado por poucas horas para ter condições de pagar a conta no final do mês.

Esse é o meu país!

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário