quinta-feira, julho 04, 2019

Gangster que sequestrou dono da cervejaria Heineken é condenado por 6 assassinatos

Willem Holleeder foi condenado à prisão perpétua por uma série de assassinatos — Foto: Divulgação/Ministério Público da Holanda
Willem Holleeder, o mais famoso gângster da Holanda, foi considerado culpado de ser o mandante de uma série de assassinatos de pessoas no mundo do crime organizado do país.

Holleeder, agora com 61 anos, ficou famoso nos anos 1980 por comandar o sequestro do magnata da cerveja Freddy Heineken, dono da marca que leva seu sobrenome. O episódio virou até filme em Hollywood.

Considerado um chefão do crime, Holleeder foi condenado nesta quinta-feira (4) após um caro julgamento que durou mais de um ano em Amsterdã, capital holandesa.

Entre suas vítimas estava seu amigo, ex-cunhado e comparsa Cor van Hout, assassinado em 2003.

O júri condenou Holleeder à prisão perpétua por matar uma pessoa e ser o mandante de outros cinco assassinatos. Ele também foi acusado de formar com dois parceiros uma organização criminosa que ordenou matanças "a sangue-frio". Um dos comparsas, Dino Soerel, também está preso - outro, Stanleu Hillis, foi assassinado.

O mais longo julgamento de assassinatos na história holandesa ocorreu em um tribunal de alta segurança, conhecido como "bunker". Os advogados de Holleeder disseram que ele vai recorrer da condenação.

A acusação se baseou no testemunho de sua irmã, Astrid, que fez gravações secretas de suas conversas com Holleeder.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário