quinta-feira, junho 27, 2019

Weliton Lima: Querem levar mais órgão de Itaituba


Itaituba continua sendo o alvo, quando se tratar de fechar órgãos públicos aqui na região. A Receita Federal, por duas, vezes já esteve na mira para ser fechada, o Ministério Público Federal teve a sua representação implantada aqui no município, mas, os procuradores nunca quiserem vir pra Itaituba; agora, querem restringir o direito da população dos municípios que integram a região do polo Tapajós de contar com o atendimento da vara da Justiça Federal  aqui em Itaituba.

O comunicado indicando a possibilidade de fechamento dessa vara foi feito pela secção judiciária de Belém à ordem dos advogados do Pará e solicitando a manifestação do presidente da OAB Pará sobre o caso.

Se essa intenção for confirmada, a vara federal de Itaituba será transferida para a cidade de Castanhal, que passaria a contar com duas varas federais e Castanhal fica bem ao lado de Belém.

Enquanto isso, a região do Tapajós e da Br-163 ficariam jurisdicionadas à justiça federal de Santarém. A justificativa para essa tomada de decisão é a contenção de despesas em razão da baixa demanda de tramitação de processos na vara de Itaituba, mas por esse parâmetro seria bem mais razoável fechar a segunda vara de Santarém, que tem movimento mais ou menos parecido com Itaituba, mas, essa possibilidade não está sendo considerada.

O alvo é a vara de Itaituba, e em nome de uma pequena redução de custo, querem afastar o direito das pessoas mais humildes dessa região de terem acesso à justiça federal que fica concentrada nos centros mais desenvolvidos do estado, que é onde os juízes e procuradores preferem trabalhar.
Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, 27/06/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário