quinta-feira, junho 20, 2019

Os 70 Anos de Juarez da Jandaia, Uma Festa Para a Família e Para os Amigos


          Juarez Alves Silva, conhecido como Juarez da Jandaia, completa, hoje, 70 anos de vida em pleno vigor físico. Ele nasceu no município de Passagem Franca, Maranhão, no dia 20 de junho de 1949, onde viveu até os 23 anos, idade em que resolveu trocar de ares, vindo para Itaituba em busca de uma vida melhor.
“Filho de um agricultor”. Esse é um dos significados do nome Juarez. Exatamente o que ele é, pois, seus pais eram oriundos da roça, primeira atividade laboral do aniversariante.
Sua esposa, Aparecida e seus filhos, organizaram uma belíssima festa-surpresa em sua fazenda localizada no km 6.
Até a chuva que caiu na hora em que o almoço iria ser servido, em vez de atrapalhar, terminou ajudando porque a partir de então a temperatura baixou bastante fazendo com que o clima ficasse muito agradável.
          A reportagem do blog do Jota Parente e do Jornal do Comércio foi convidada, tendo tido oportunidade de registrar todos os momentos desse grande encontro com a família e com os amigos.
          Em 1972, com apenas 23 anos, Juarez chegou a Itaituba disposto a enfrentar um trabalho ainda mais pesado do que a lida diária da agricultura que deixou para trás. Embrenhou-se em uma das centenas de baixões dos garimpos do vale do Tapajós em busca da fortuna com a qual tanto sonhara para ter uma melhor qualidade de vida com sua família, que desde de sua origem ao lado dos pais e dos irmãos foi a sua base, o seu sustentáculo.
          Cinco anos depois ele voltou para a cidade, onde passou a trabalhar como auxiliar em uma compra de ouro. Porém, seu espírito empreendedor fez com que em pouco tempo ele passasse a ser um dos inúmeros compradores do precioso metal que havia na época em Itaituba.
          Juarez nunca esqueceu sua origem de agricultor, e bastou sentir que já tinha condições financeiras para comprar sua primeira fazendo que deu origem à sua atividade de pecuarista. E que pecuarista, que tanto orgulho dá a Itaituba, pela qualidade genética do seu rebanho bovino, merecedor do respeito e da admiração em todo o estado do Pará, e até fora dele. Quase perdeu a conta dos troféus e das medalhas que a Jandaia Agropecuária ganhou por diversos estados brasileiros.
          Se tem um homem nesta região que pode se considerar realizado, ele se chama Juarez da Jandaia. Com pouco estudo, porque a vida não lhe proporcionou a oportunidade de estudar, mas, com um tino empreendedor inato, ele fez diferente do que fizeram milhares de garimpeiros, que ganharam muito, porém, gastaram tudo achando que o ouro era um bem infinito.
          Pai de oito filhos, sendo cinco do primeiro casamento e três do segundo, ele tem na família o objetivo primordial de sua vida, sem, contudo, jamais esquecer do grande número de amigos. Concomitantemente a isso, Juarez nunca deixa de ser solidário com quem precisa, além do caráter filantropo que é de largo conhecimento da comunidade itaitubense.
          A vida lhe reservou algumas provações. A maior de todas, um câncer de próstata no ano de 2002. Foi um tempo muito difícil para ele e para sua família. Exatamente no ano em que sua filha Janaíne completava 15 anos, idade em que toda jovem aguarda por uma festa. Mas, aquele não era momento para celebrações, sim, de união e de muitas orações. A saúde do pai era a única coisa que ela desejava e pedia a Deus. E ele superou a doença.
            Juarez chega aos 70 anos como um empresário muito bem-sucedido, sem jamais perder a simplicidade. Bom patrão, quem trabalha com ele costuma ficar por muitos anos, como o caso da cozinheira da sede de suas fazendas, que já passou dos trinta anos ao seu lado.
            Na festa de hoje, na fazenda-sede, o bispo D. Wilmar Santin fez uma reflexão sobre a data e sobre o que tem sido a vida do ilustre aniversariante, que conforme suas palavras, é um homem de bem, integrado à sua comunidade. O bispo ressaltou a importância que Juarez dá à família.
            Depois de cantados os parabéns pra você, foi servido um delicioso churrasco ao som de Mauro Jegue e sua banda.        
            Parabéns e vida longa, Juarez!


































Nenhum comentário:

Postar um comentário