sexta-feira, junho 21, 2019

Mulher de 103 anos corre 100 metros rasos: 'é a cereja do bolo da minha vida'

Americana Julia Hawkins, de 103 anos, corre provas de 100 metros rasos Foto: NYTAos 103 anos, a americana Julia Hawkins retornou à pista de corrida essa semana para disputar as provas de 50 e 100 metros nos Jogos Nacionais Seniores em Albuquerque, Novo México (EUA). 

Acredita-se que ela seja a mulher mais velha a competir formalmente em uma pista americana, de acordo com a organização que hospeda o evento de estilo olímpico para atletas de 50 anos ou mais. 

Julia nasceu no dia 10 de fevereiro de 1916 e começou a praticar corrida aos cem anos de idade. 

- Sempre fiz provas de ciclismo olímpico nível Senior. Quando fiquei velha demais para subir as colinas, usar marchas e essas coisas, fui correr os 100 metros. Da primeira vez, fiz a corrida de 50 metros. Foi divertido e me apaixonei por correr. - conta a atleta centenária. 

Este ano, ela terminou a corrida de 100 metros cerca de 6 segundos mais lenta que o tempo recorde nos EUA. Hawkins estava, basicamente, competindo contra si mesma: o recorde foi estabelecido por ela há dois anos. Há, no entanto, reconhecidamente pouca competição na faixa etária centenária. 

Mas Julia "Hurricane" Hawkins ainda estava satisfeita com o resultado. 

- Eu sou dois anos mais velha, lembra? Hawkins começou a correr tarde na vida, e se tornou uma de suas muitas paixões. Ela mora em Baton Rouge, Louisiana (EUA), onde faz caminhadas diárias e cuida de árvores em sua propriedade. 

Ela tem quatro filhos, três netos e um bisneto. Julia foi casada com seu falecido marido, Murray, por 70 anos. Eles se casaram por telefone durante a Segunda Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário