terça-feira, junho 18, 2019

Demanda por atendimentos na nova urgência e emergência do HMI quase dobrou

Enfermeiro Adriano Coutinho

Quando a nova unidade de urgência e emergência do Hospital Municipal de Itaituba foi inaugurada, criou-se a expectativa de que haveria espaço de sobra para os atendimentos por muito tempo, mas, isso durou pouco.

Aumentou demasiadamente a demanda pelos serviços, que hoje então quase no seu limite de capacidade.

Adriano Coutinho, diretor do HMI explicou ao blog os motivos.

“A gente esperava que as dimensões muito maiores da nova urgência e emergência, com muito mais conforto, houve folga no atendimento, se fosse mantida a mesma demanda. Para nossa surpresa, mesma com ampliação das equipes, nossa demanda quase que duplicou e a folga no atendimento acabou rápido.

Atendíamos cerca de 100 pessoas por dia e hoje estamos atendendo quase 200. Isso tem acarretado uma superlotação no setor de emergência.

Atribuímos isso a uma maior confiança da população no serviço. Outra questão que contribuiu para esse aumento na procura, é que muitas pessoas, em vez de procurar o posto de saúde do seu bairro, vem direto para o Hospital Municipal por conta de ter uma equipe maior e ser possível fazer um atendimento mais rápido.

O aumento deu-se mais nos atendimentos de não emergência, o que pode ser resolvido nos postos de saúde. A gente trabalha para tentar fortalecer a atenção básica, fazendo com que a população tenha maior confiança no atendimento dos postos de saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário