sexta-feira, maio 31, 2019

Com a confirmação da condenação de Valmir, cenário para 2020 deve mudar


Depois de uma longa espera, finalmente, aconteceu o julgamento do recurso do prefeito Valmir Clímaco no Tribunal Regional Federal, em Brasília.
O colegiado manteve a inelegibilidade do prefeito por oito anos, mas ao contrário do que a oposição esperava, o relator do processo reduziu o tamanho da pena.
No julgamento anterior, a condenação foi de cinco anos e três meses; agora a penal caiu para três anos e quatro meses. Na prática, essa redução de pena livrou o prefeito do regime semiaberto que o obrigaria a passar a noite na cadeia. Por essa nova dosimetria, o prefeito vai responder essa condenação em liberdade e a sua defesa aguarda ainda a publicação do acórdão para recorrer dessa decisão.
O resultado desse julgamento, segundo afirmou o próprio prefeito, não vai tirar o foco do seu governo. Valmir disse que o seu objetivo é manter o ritmo de trabalho para eleger o seu sucessor num eventual impedimento seu na eleição de 2020. A princípio, o nome mais cotado para substituí-lo é o de sua esposa, Solange Moreira, e como no MDB de Itaituba o prefeito é quem dá a primeira e também a última palavra, ninguém deve contestar sua decisão.
A provável inelegibilidade do prefeito deve alterar o cenário político em Itaituba em 2020 e muito mais candidatos devem pleitear o Passo Municipal na eleição do ano que vem. 
Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, quinta-feira, 30/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário