segunda-feira, abril 22, 2019

PL 012/2019: É preciso cobrar quem deve, mas, dentro da lei


Há quase um mês eu venho cobrindo a tramitação do já famoso Projeto de Lei 012/2019, de autoria do Poder Executivo, com o objetivo de vincular a liberação de licenças municipais, alvarás ou certidões negativas, à inexistência de pendências de débitos com o erário público municipal, tanto em caso de pessoa física quanto jurídica.

Eu não tenho nenhuma dúvida sobre a necessidade de a prefeitura de Itaituba cobrar os seus devedores, que são muitos e em volume de recursos muito grandes, capazes de aliviar bem o caixa.

Entra prefeito, sai prefeito, e ninguém é cobrado porque ninguém tem coragem de cobrar. Agora, o prefeito Valmir Clímaco teve a coragem de mexer nesse vespeiro, pois tem gente grande, muito grande que dá calote no município sem o menor constrangimento, para depois posar de bom moço e ainda se achar no direito de tripudiar a administração.

Valmir mexeu em casa de marimbondos. Grande parte dos empresários que devem ao fisco do município estão entrincheirados contra o gestor. As entidades de classe se movimentaram e até a tribuna da Câmara usaram para expor suas posições contrárias.

Segundo o advogado da ASEII, o projeto nasceu eivado de equívocos legais. Fala-se até que é inconstitucional.

Alguns vereadores estão pisando em ovos com esse projeto, ainda ressabiados com a ressaca do aumento da contribuição da iluminação pública que continua rendendo dissabores.

Como gato escaldado tem medo de água fria, alguns edis tem protelado a votação. Só que esse prazo está se esgotando, porque o prefeito tem pressa.

Semana passado, entre tantos discursos sobre a matéria, um dos vereadores saiu-se com uma pérola quando disse que se dependesse dele, o projeto de lei seria votado logo. “Se for inconstitucional, isso quem tem que resolver é a justiça”. Foi o vereador José Belonne o autor.

É exatamente essa a preocupação da maioria dos vereadores. Temem que o Projeto de Lei 012/2019 seja inconstitucional. Davi Salomão deixou claro que vai votar contra.

Uma coisa é uma casa de leis aprovar um projeto de lei que seja inconstitucional sem saber que era, sem que o assunto tenha sido debatido com essa profundidade; outra coisa totalmente diferente é se votar um projeto de lei cuja constitucionalidade vem sendo questionada há quase um mês.

É muito provável que essa matéria seja discutida, votada e aprovada na sessão desta terça-feira, 23 de abril. A pressão é grande para que isso aconteça.

Eu faço igual ao prefeito de um pequeno município da região das ilhas, na Ilha do Marajó, que teria dito: “não sou contra, nem a favor, muito pelo contrário”.

Não existe nenhuma razão para qualquer pessoa que viva em Itaituba, que de fato queira o bem do município, ser contra cobrar a conta de quem deve ao fisco municipal.

Se os pequenos devedores pagam, porque quem deve muito só faz aumentar seu patrimônio às custas da sonegação? Tem mais é que pagar. Todavia, que isso seja feito rigorosamente dentro da lei.

Quanto aos nossos vereadores, espero que ao votarem amanhã, tenham conhecimento exato do que estarão votando, para evitar colocar o Legislativo itaitubense, mais uma vez numa saia justa, fora o desgaste que sofrerão se tomarem a decisão errada.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário