quinta-feira, abril 18, 2019

Pamonhas e canjica: Lembranças das semanas santas de meio século atrás


Resultado de imagem para fotos de pamonhasUma das coisas boas da quinta e da sexta-feira santa quando eu era criança/adolescente, era que a gente não apanhava. Não podia aplicar o então tradicional corretivo. Ficava para o Sábado de Aleluia.

Se o mal feito fosse de gravidade moderada, às vezes, mamãe, responsável pelo departamento correcional até fazia de contas que havia esquecido. Fazia de contas, porque se tinha coisa que ela não era, de jeito nenhum, era esquecida. Tinha uma memória privilegiada a Dona Guiomar.

Hoje, quinta-feira santa, meus pensamentos passearam pela colônia Cipoal, lá pelos idos da primeira metade da década de 1960. Lembrei porque era o dia em que a gente colhia milho verde para fazer canjica e pamonha. Como quase todo trabalho que fazíamos, esse era mais um trabalho em família. Eram algumas dezenas de espigas, porque a família já era bem grande. Quem quisesse podia comer milho cozido ou assado.

Naquele tempo era muito difícil a gente comer peixe fresco na colônia. Uma vez ou outra Seu Tote arriscava. Então, sem poder comer carne, de jeito nenhum, e sem facilidade para ter peixe na mesa, a solução era o milho, de cujos derivados, aliás, eu gosto muito até hoje.

Imagem relacionadaSexta-feira santa a gente se fartava de comer pamonha e canjica, cada uma mais saborosa que a outra. Claro que o feijão com arroz nunca foi proibido.

E ainda havia a expectativa da tradicionalíssima Missa do Sábado de Aleluia, que valia como a missa de domingo, à qual gente ia andando nove km para ir e nove para voltar. Era na igreja de São José.

Parece que passou um vendaval para arrancar as folhinhas do calendário, com uma rapidez impressionante, porque essas lembranças já tem mais de meio século. E a fila andou, a vida seguiu seu curso. Hoje está tudo diferente.

Para uma parte bem grande da sociedade, a sexta-feira da paixão virou apenas um feriado para fazer coisas como ir à praia ou convidar os amigos para tomar umas em casa. Ainda tem muita gente que preserva a data.

Os cristãos, de um modo geral, aproveitam para momentos de oração, mas, de um modo particular, os católicos praticantes celebram a Paixão de Cristo com muito fervor. A ressureição, Domingo de Páscoa, é uma celebração da cristandade de um modo geral.

Resultado de imagem para fotos de milho verdeÉ, o tempo é mesmo implacável. Felizes os meus contemporâneos que ainda estão por aqui para contar histórias como essa, pois, na corrida da vida, muitos ficaram pelo meio do caminho. Para os que creram na salvação, dependendo do que fizeram em sua passagem terrestre, foram encontrar o Criador antes da gente.

Feliz Páscoa a todos.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário