quarta-feira, abril 17, 2019

Argentina anuncia congelamento de preços para conter a inflação e estimular consumo

O presidente argentino Mauricio Macri Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFPAs Grandes empresas vão manter preços de produtos essenciais e não haverá aumento das tarifas de serviços públicos este ano

BUENOS AIRES - O governo argentino anunciou nesta quarta-feira um pacote de medidas para conter o crescimento galopante dainflação do país e reativar o consumo em meio a uma grave crise que compromete as possibilidades de reeleição do atual presidente Mauricio Macri . O pilar central está em congelar preços de produtos essenciais e de serviços públicos. 

“As principais medidas que estamos lançando são um acordo com grandes empresas para manter por ao menos seis meses os preços de 60 produtos essenciais e a não autorização de novos aumentos de tarifas de serviços públicos este ano”, informou o governo por meio de um comunicado.  

As medidas foram anunciadas semanas após o anúncio do aumento da pobreza no país no último ano a reboque da alta taxa de inflação, que somente no mês de março teve aumento de 4,7%, e também do recuo na atividade produtiva.  

Macri afirmou que vai trabalhar pela reeleição em outubro. 

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário