domingo, março 17, 2019

Em Suzano, MP ouve suspeito de participar de planejamento de ataque


O Globo - O Ministério Público Estadual de São Paulo ouviu um adolescente de 17 anos suspeito de ajudar no planejamento do massacre na escola de Suzano.

Esta é a segunda vez que o menor, que também é ex-aluno da escola, foi ouvido. Na quarta-feira (13), ele já havia prestado depoimento na delegacia.
Acompanhado da mãe e de uma psicóloga, ele foi ouvido nesta sexta (15) no Fórum de Suzano por quase duas horas por um promotor de justiça e repetiu o que já tinha falado aos policiais.

Confirmou que os assassinos tinham vontade de atacar uma escola e que foi ele quem sugeriu o uso de explosivos e de roupas táticas. Mas negou que tenha participado do planejamento para atacar a escola Raul Brasil.

Segundo o delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, o menor não sabe por que não participou do massacre.

“Ele não sabe dizer por que não foi convidado, esperava que tivesse sido convidado”.

A Justiça autorizou buscas na casa do suspeito. Foram apreendidas anotações em código e um par de botas.

“É igualzinha à bota que estava calçada nos pés dos dois que morreram foi encontrada na casa dele”.

A polícia tinha pedido à Justiça que ele fosse internado.

“Ele tinha ligação direta com todo o planejamento, ajudou a iniciar a execução e não participou da ação. É muito perigoso do nosso ponto de vista deixá-lo nesse momento em liberdade. Ele pode, e já disse em depoimento que queria ter participado e que que gostaria de fazer isso”, afirmou o delegado-geral.

Depois de ouvir o suspeito, a promotoria informou que, por enquanto, não há indícios suficientes para pedir à Justiça a apreensão dele e que aguarda o relatório da polícia sobre as buscas e também o depoimento de um amigo do suspeito.

Com um equipamento de última geração, a polícia analisa os celulares dos assassinos para saber com quem eles falaram e com quem trocaram mensagens desde novembro de 2018, quando começaram a comprar os materiais.

O carro que eles usaram tem um sistema de monitoramento, e o JN teve acesso com exclusividade a detalhes desse rastreamento.

No momento em que os assassinos pagavam a conta do estacionamento onde tinham deixado o carro por duas semanas, o sistema começou a funcionar. O carro foi ligado às 21h39 do dia 7, no estacionamento e foi desligado 12 minutos depois, perto da rua onde os assassinos moravam.

O carro não saiu do lugar do dia 8 de março até o dia 12.
No dia do ataque, 13 de março, às 7h19, os assassinos ligaram o carro. O rastreamento da empresa de locação diz que eles rodaram por ruas e avenidas de Suzano até as 7h54.

Em 35 minutos, os criminosos passaram três vezes em frente à escola Raul Brasil e uma vez em frente à loja do tio de um dos assassinos, que foi morto antes do massacre no colégio.

A polícia suspeita que os dois tenham ficado com o carro parado por mais de uma hora à espera que Jorge Moraes entrasse na loja de automóveis. O último endereço do rastreamento é da escola para onde eles foram dispostos a matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário