sexta-feira, janeiro 04, 2019

Helder reafirmou que concluir obra do Hospital Regional do Tapajós é prioridade


Helder Barbalho recebeu a faixa de governador das mãos da pequena karateca Kamyla Ciesca, de 9 anos — Foto: Henrique Pimentel/TV TapajósMuita gente de outros municípios foi a Santarém para prestigiar o ato simbólico da posse do governador Helder Barbalho, o primeiro governador eleito e empossado a fazer isso, em Marabá e Santarém, dando a devida importância a essas duas importantes cidades do Estado do Pará, que são cidades polo.

O vereador Peninha esteve lá participando da solenidade; ele, que trabalhou muito pela eleição do novo governador do Pará, conversou com a reportagem do blog sobre esse acontecimento político.

“Esse foi um momento histórico para a nossa região, uma vez que nenhum governador eleito e empossado havia feito isso antes. Depois de tomar posse, oficialmente em Belém, ele foi a Marabá, prestigiar os municípios daquela região e veio a Santarém prestigiar os municípios da região do Tapajós e do Baixo Amazonas.

Foi muito bom ouvir o governador reassumir o compromisso de campanha, de que vai concluir o Hospital Regional do Tapajós e que não vai virar as costas para a região. Esse hospital aqui é maior do que o de Santarém, pois vai ter 170 leitos, enquanto que o de lá tem somente 100.

Helder citou como exemplo sua atuação como ministro da Integração, quando ele foi ministro para dar atenção a todo o Brasil, e marcou sua passagem pela pasta atendendo demandas de todos os 144 municípios do Pará”, disse o vereador do MDB.

Estado do Tapajós – O novo governador do Pará não fugiu de um assunto sempre muito espinhoso, que é a luta pela criação do Estado do Tapajós. Ele afirmou que entende, perfeitamente, a vontade do povo desta região de criar um novo estado, em função do abandono a que sempre foi relegada por seguidos governantes.

Em 1990, quando seu pai, Jader Barbalho elegeu-se governador, em um comício realizado na praça da matriz, em Santarém, disse exatamente a mesma coisa, o que entusiasmou os presentes. Mas, a promessa ficou no discurso.

Espera-se que não seja o caso de tal pai, tal filho. Como Helder está assumindo e ainda nem esquentou a cadeira, o bom senso manda dar um voto de confiança. Que ele faça diferente.

Como eleitor, votei nele, no primeiro e no segundo turno, porque acreditei nas suas propostas e continuo acreditando, mas, como cidadão e jornalista, acompanharei sua gestão, reconhecendo os acertos e criticando os erros.

O novo governador escolheu o vereador e candidato a deputado federal na última eleição Henderson Pinto para o cargo de secretário do Centro de Governo do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do estado.

Henderson é um político veterano, que ocupará o cargo que até pouco tempo teve como titular o empresário Olavo Neves.

O Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas foi implementado em 2018, dia 28 de janeiro, pelo então governador Simão Jatene. Sua criação deu-se por meio da Lei Estadual 8.096, de 1º de janeiro de 2015.

Sua área de abrangência engloba 21 municípios, incluindo os que fazem parte da região do Tapajós.

Desde que o governo de fato dê condições para o titular do cargo se trabalhar, contando com uma boa estrutura, ele será um importante elo de ligação, sobretudo para os prefeitos dos municípios menores e mais distantes, que costumeiramente tem dificuldades para fazer suas demandas chegar até o governador.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário