domingo, janeiro 13, 2019

A "Democracia" da Venezuela prende o presidente da Assembleia Nacional

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó: 'disposto' a assumir a Presidência Foto: YURI CORTEZ/AFP/11-1-19 CARACAS - Líder da oposição, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, foi preso neste domingo por agentes do serviço de inteligência do país, mas acabou sendo liberado pouco tempo depois. A informação é da agência de notícias Reuters, que cita como fonte um funcionário do Congresso. 

Autoridades disseram que Guaidó foi brevemente detido por agentes do Serviço de Inteligência Nacional Bolivariano (Sebin) na estrada de Caracas para Caraballeda, uma cidade na costa, perto da capital venezuelana. Algum tempo depois — ainda não está claro quanto —, ele foi solto. 

Segundo a Reuters, a chegada do político em uma reunião com simpatizantes na costa do país é esperada para breve. 

Na última sexta-feira, dia 11, Guaidó afirmou que estava disposto a assumir a presidência depois que a oposição declarou ilegítimo o segundo mandato de Nicolas Maduro. 

No dia anterior, quinta-feira, Maduro havia prestado juramento para assumir seu segundo mandato na presidência em uma cerimônia no Tribunal Supremo de Justiça do país. 

A Assembleia Nacional, dominada pela oposição, não reconhece a legitimidade do novo período do chavista no poder, que deve durar até 2025. 

Guaidó, de 35 anos, era, até pouco tempo atrás, um deputado pouco conhecido, mas a perseguição aos principais opositores do regime o levou para a liderança das forças contrárias a Maduro. 

Ex-dirigente estudantil, foi um dos fundadores do partido Vontade Popular, em 2009. No ano seguinte, foi eleito deputado suplente e, em 2015, conquistou um assento na Assembleia Nacional pelo estado de Vargas, no Norte do país, com quase 100 mil votos. 
(O Globo)

Meu comentário: E ainda tem muitos políticos brasileiros, todos da esquerda e de modo especial do PT, que foi governo por 13 anos, que dá o maior apoio a esse caudilho que está acabando com o seu país.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário