terça-feira, dezembro 18, 2018

Novos municípios, só mudando a lei

Resultado de imagem para fotos do vereador Peninha, itaitubaA Assembleia Legislativa promoveu uma votação simbólica, semana passada, na qual aprovou um estudo socioeconômico feito pelas lideranças do distrito de Moraes Almeida com o objetivo de adiantar as providências para uma futura emancipação.
          Votação simbólica é uma maneira de dar uma satisfação a alguém, pois, não tem valor algum.
          O assunto foi debatido na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Peninha, gerando algumas discussões.
          Peninha disse que estavam colocando o carro na frente dos bois, e que não compreendia porque a ALEPA promoveu tal votação, mesmo que simbólica, porque não se pode criar nenhum município no Brasil, até que mude a lei atual, que impede a criação.
          Dirceu Biolchi, vereador por Moraes Almeida pediu aparte, justificando a medida, dizendo que quando a lei for mudada o distrito já estará na frente dos demais que pretendem emancipar-se.
          Peninha argumentou que, enquanto não houver instrumento local que discipline a criação de novos municípios, não se sabe qual será a população exigida para cada distrito, uma vez que isso muda de região para região, além de outros dados importantes.
          Houve vereador que não compreendeu bem a fala de Peninha. Foi o caso de José Belonne, que disse que parecia que o vereador do MDB estava torcendo contra.
          Peninha, que junto com Nicias Ribeiro, criou alguns municípios na região, disse que é totalmente a favor da criação de novos municípios a partir de distritos que como Moraes Almeida, que tenham condições de serem emancipados, mas, que é preciso ser realista, pois, quem diz que a Assembleia Legislativa pode criar novos municípios está enganando a população.
          Resumindo: depois que a ex-presidente Dilma Rousseff vetou o projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional, outro projeto de lei tramita no Congresso. Caso seja aprovado, ainda vai depender de sanção do presidente da República, no caso o novo presidente Jair Bolsonaro, que certamente vai ouvir sua equipe econômica.
É um caminho que ainda é bem longo a ser percorrido pelos distritos que sonham com a emancipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário