quarta-feira, outubro 03, 2018

Iamax fala ao blog sobre centro cirúrgico ortopédico, mamógrafo e outros assuntos


Mesmo ainda não tendo recebido todos os equipamentos, o Centro Cirúrgico Ortopédico do Hospital Municipal já vem funcionando há três semanas. Nesse período já foram realizadas doze cirurgias, o que representa, acima de tudo, menos sofrimento dos pacientes que precisam desse tipo de atendimento, além da economia.

Sobre esse e outros assuntos eu conversei, hoje, na Câmara Municipal, com o secretário de saúde Iamax Prado, que esteve na Casa de Leis para assistir a uma demonstração de um representante da empresa que está negociando com a prefeitura a mudança completa das atuais luminárias da iluminação pública por lâmpadas LED. A apresentação não aconteceu porque houve um problema técnico, ficando de ser marcada outra data.

Jota Parente – Secretário Iamax Prado, o funcionamento do Centro Cirúrgico Ortopédico é o resgate de um compromisso de campanha do prefeito Valmir Climaco…

Iamax – É verdade. Essa sempre foi uma preocupação do prefeito, uma vez que os acidentes de trânsito, que infelizmente ainda são muitos em nosso município, causam muitos traumas ortopédicos. O nosso calcanhar de Aquiles era a ida desses pacientes para o município de Santarém, uma vez que esse paciente precisava ficar internado no nosso Hospital Municipal por 20 ou 30 dias na espera de uma cirurgia no Hospital Municipal de Santarém, ou no Hospital Regional do Baixo Amazonas.

O prefeito Valmir Clímaco, que tem sempre buscado com habilidade economizar, mas, mantendo o serviço, fez esse grande investimento que beneficia muito a população de Itaituba. Como secretário, estou muito feliz, uma vez que a gente resolveu um problema que nos causava muita aflição. A gente via as pessoas sofrendo, pedindo socorro, sem que a gente pudesse fazer nada porque, uma vez que a gente regula o paciente através do Tratamento Fora de Domicílio (TFC), a responsabilidade de transferência passa a ser do município de Santarém.
As cirurgias ortopédicas estão sendo realizadas em mutirões que acontecem de dez em dez dias, e contam com o trabalho dos cirurgiões Leonard Cabral e Douglas, além da anestesiologista Carla. Já foram realizadas doze cirurgias.

Jota Parente – Quais são os equipamentos que estão para chegar e qual é a importância deles para melhorar o serviço que já está sendo feito?

Iamax – Nós iniciamos as cirurgias em uma sala adaptada para poder começar logo, e o o material que nós vamos receber agora é um arco cirúrgico de última geração, um foco cirúrgico, uma cadeira de cirurgia e um carro de anestesia. Esses equipamentos custaram cerca de R$ 400 mil. Deveriam ter chegado a Santarém no dia 10 do mês passado, mas, houve atraso. Esses equipamentos vão melhor muito a precisão dos procedimentos.

Jota Parente – Tem, também, boa notícia para as mulheres grávidas, quanto à sala de parto?

Iamax – A sala de parto já está pronta, contando com duas mesas cirúrgicas, foco cirúrgico fixo e foco cirúrgico móvel, carro de anestesia, todos, equipamentos de ponta. Essa sala de parto terá dois profissionais, que são os doutores Jesus e Leonardo. A mulher em trabalho de parto em Itaituba terá uma atenção diferenciada. Ainda hoje, ela ainda tem que ser atendida na emergência junto com os outros pacientes. Com a sala de parto ela vai ter uma recepção independente, o que tornar o seu atendimento mais rápido e mais eficaz.

Jota Parente – Um dos gargalos da saúde no município, já faz tempo, é a questão da urgência e emergência do Hospital Municipal. Essa é uma preocupação do prefeito Valmir Clímaco. Tem algum projeto em andamento para resolver o problema?

Iamax É, a gente esperou que cansou, e o governo do Estado não resolveu a questão da compra dos equipamentos para a UPA, fruto de uma emenda parlamentar via Estado, de autoria do deputado federal Francisco Chapadinha. A emenda do deputado federal Joaquim Passarinho, cuja licitação ficou sob a responsabilidade do município, foi logo resolvida e os equipamentos estão no nosso almoxarifado. Na outra licitação, alguns itens deram fracassados e outros desertos. Cinquenta por cento dos equipamentos foram comprados, mas, o Estado nunca encaminhou nenhum deles ao município de Itaituba. Continuamos aguardando, para colocar a UPA em funcionamento.

Existe uma Medida Provisória do governo federal, pela qual o presidente Michel Temer flexibilizou a utilização da estrutura da UPA como posto de saúde ou hospital, mas, o prefeito Valmir Clímaco quer honrar o seu compromisso de campanha colocando a UPA, da forma como é a concepção do programa da mesma para funcionar.

Enquanto a UPA não entra em funcionamento, está em curso o projeto de utilização de uma área que está ociosa no Hospital Municipal, onde funcionava o almoxarifado onde deverá funcionar a nova urgência e emergência, com 120 metros quadrados, e a área onde funciona atualmente a emergência será transformada em enfermaria, que aumentará a oferta de leitos do HMI.

Jota Parente – Estamos no mês de outubro, no qual ocorre a campanha nacional Outubro Rosa. É importante que as mulheres atentem sempre para a necessidade da prevenção do câncer de mama, não é secretário?

Iamax – Todo dia é dia de prevenção, através das nossas agentes municipais de saúde, por meio das unidades básicas de saúde. Mas, o Ministério da Saúde elegeu o mês de outubro para se dar destaque a esse tema em nível nacional. Nós estamos nos organizando para fazer uma grande palestra, além de uma passeata pelas ruas da cidade para que se possa chamar atenção das mulheres da importância da prevenção do câncer de mama. O antigo ditado alerta que diz que é sempre melhor prevenir do que remediar é sempre atual. Por isso, mulheres, não descuidem.

Nós temos uma ótima notícia para dar para a população feminina de Itaituba: hoje, já é realidade um mamógrafo que custou R$ 815.900,00, através de uma emenda parlamentar do deputado federal Francisco Chapadinha, equipamento que é superior ao que existe atualmente no Hospital Regional, em Santarém.

Por problema de logística, esse mamógrafo ainda não está em Santarém, estando previsto que chegue lá até o dia 10 de outubro. A sala na Casa da Mulher, onde o equipamento vai ser instalado já está sendo revitalizada, e a empresa que ganhou a licitação tem a responsabilidade de instalar o mesmo. Ela vai precisar de quatro ou cinco dias para colocar o equipamento para funcionar. Acreditamos que até o dia 14 ou, no máximo, até o dia 15 de outubro já estará em funcionamento. Usaremos os últimos quinze dias da campanha 

Outubro Rosa para realizar exames no maior número possível de mulher, de acordo com o agendamento devido. Depois disso, continuará com o atendimento normal. Esse é um marco para a melhoria da qualidade do atendimento na saúde da mulher em Itaituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário