sábado, agosto 18, 2018

Segunda Pesquisa Doxa registrada: Helder e Márcio Miranda saem na frente na corrida eleitoral




Na questão espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Helder Barbalho (MDB) aparece em primeiro lugar com 23,6% das intenções de voto. Em segundo lugar vem o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Márcio Miranda (DEM) com 11,9,%. O senador Paulo Rocha (PT) é o terceiro colocado com 8,7% das intenções de voto. Cleber Rabelo (PSOL) está com 1,5% e Fernando Carneiro (PSOL) está com 0,8%. Outros nomes somam 4,0%. Chama a atenção o alto índice de votos flutuantes, isto é, eleitores que estão indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto. Esse percentual é de 49,6%. Percebe-se, aqui, que o campo está aberto na corrida eleitoral. Destacamos, aqui, que votos flutuantes são os eleitores indecisos, e os que pretendem anular ou votar em branco.

Quando se estimula, isto é, apresentamos os nomes dos candidatos, Helder Barbalho (MDB) vai para 38,7% das intenções de voto. Márcio Miranda (DEM) permanece em segundo lugar com 20,4%. O senador Paulo Rocha (PT) continua em terceiro lugar com 12,1% das intenções de voto. Cleber Rabelo (PSOL) vai para 3,7% e Fernando Carneiro (PSOL) fica com 3,1%. Os votos flutuantes, quando estimulados os nomes de candidatos ficam com 22%.
Em se tratando de rejeição, Helder Barbalho (MDB) aparece como o mais rejeitado pelos eleitores, somando 22%. O senador Paulo Rocha (PT) acompanha Helder e aparece como o segundo mais rejeitado, aparecendo com 21%. Márcio Miranda (DEM) tem 12,8% e Fernando Carneiro (PSOL) 11,2% de rejeição. O menos rejeitado entre os cinco candidatos é Cleber Rabelo, com 10,6%.
Para a disputa ao senado os votos consolidados (Soma do primeiro voto com o segundo), dão a Jáder e Mário Couto, um empate técnico Jader com 14,2% dos votos e Mário com 13,4, seguido de Flexa com 10,1% e logo em seguida Úrsula Vidal junto com Sidney Rosa, Wladmir Costa e Jarbas Vasconcelos. A disputa para o Senado vai ser bastante acirrada, temos 28,4% de votos flutuantes para o Senado.
Na rejeição para o Senado, Jader aparece como o mais rejeitado com 19,5%, seguido de Wladmir Costa com 18,5%. Os menos rejeitados são Sidney Rosa, Jarbas Vasconcelos, Zé Geraldo, Zequinha Marinho, coronel Osmar, Úrsula Vidal.

Na intenção de voto para Presidente temos apenas duas disputas, de um lado o ex-presidente Lula com 39,5% dos votos, seguido do Jair Bolsonaro com 26,5%. Ciro Gomes com 6,8% e Marina com 5,7% estão bem atrás dos dois primeiros, e Alckimin com 2,8%.

Quando se fala em rejeição, Bolsonaro lidera o topo da lista com 27,3% seguido de Lula com 20,6%, depois seguem Alckimin, Ciro e Marina.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA-03208/2018
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Período: 13/08/2018 A 17/08/2018
Local: Estado do Pará - Mesorregiões
Amostra: Foram entrevistados 1.896 eleitores.
Contratante: GRAVASOM COMERCIAL FONOGRAFICA E PUBLICIDADE LTDA / GRAVASOM
Estatístico Responsável: Luiz Carlos Feitosa CONRE 9477  

Fonte: Blog da Doxa (www.doxapesquisa.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário