sexta-feira, agosto 10, 2018

Captção de água da chuva e seu reaproveitamento, trabalho de escola municipal que ganhou destaque

Leandro e seu pai Evandro

Leandro Silva Lima é um estudante itaitubense da escola municipal Maria Aparecida, daqueles que dá orgulha à família, aos colegas, à escola e ao município.
Com quatorze anos de idade, ele mora no final da 17 Rua; mora com o pai e com uma irmã. Evandro Lima, o pai, de dia é mototaxista e à noite é vigia da escola onde o filho estuda, tendo que se desdobrar para dar conta da casa.

No primeiro semestre de 2018, Leandro participou de uma equipe que produziu um trabalho sobre a captação e o reaproveitamento da água da chuva, conseguindo ser classificado em primeiro lugar em Itaituba na Quinta Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.
Ele foi para Belém participar, também desse tipo de evento, ficando classificado em sexto lugar, o que lhe deu a oportunidade de ir a São Paulo.

A reportagem do blog do Jota Parente foi até a casa de Leandro, conversar com ele a respeito de tudo isso, para dar destaque a um fato que mereceu espaço menor do que devia na imprensa local.

Blog do JParente - Como nasceu essa ideia de trabalhar a questão da água da chuva?

Leandro - A professora chegou até eu e meus amigos propondo que fizéssemos essa trabalho. Nós reunimos e, percebendo que a nossa região tem o período que chove muito, que é o período de inverno, achamos que devemos aproveitar esse período para captar. Porem, não é todo dia que chove, por isso, as meninas da sala, é possível aproveitar a água da chuva para ser utilizada. Foram três projetos da nossa sala sobre esse tema, e o nosso foi escolhido.

Blog do JParente - Você liderava a equipe e se destacou, ou como é que você se escolhido?

Leandro Eu fui chamado para a equipe por um amigo, poque precisava ter 14 anos para participar, e só eu tinha. Fui representar a escola e a turma na 5ª Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. Fui escalado para apresentar o trabalho aqui em Itaituba e é lá em Belém e fui bem.

Blogo do JParente – Você tem boas notas?

Leandro - Sim, eu tenho boas notas, minas médias são boas.

Blogo do JParente – Como foi essa experiência em São Paulo?
Leandro – Foi muito enriquecedora, pois tive uma das melhores experiências da minha vida. Tive a oportunidade de conhecer pessoas novas, culturas novas, pessoas de estados diferentes. Lá, estávamos trabalhando pelo bem maior que é o meio ambiente,
a questão da água. Foi maravilhoso. Debatemos o tema do meio ambiente, questões como a importância das plantas, o que ocorre onde não tem árvores, o problema provocado pelas queimadas. Foi um grande aprendizado para mim.

Blogo do JParente – E depois de tudo isso, o que vai acontecer com o projeto?

Leandro – Vamos aplicar o projeto de captação e reaproveitamento da água da chuva, primeiro, na nossa escola, e depois, queremos levar para que outras escolham conheçam e o executem se desejarem.

Blogo do JParente – Você já escolheu o caminho profissional que vai seguir?

Leandro – Eu sou muito seletivo quanto a isso. Observo com atenção o mercado de trabalho, onde há mais possibilidade de trabalhar, onde há maior oferta de vagas.

Blogo do JParente – Esse trabalho sobre o meio ambiente mexeu com a sua cabeça? Pode lhe influenciar na escolha da profissão?

Leandro – Claro que mexeu um pouco. Hoje eu já analiso a possibilidade de vir a fazer um curso de biologia, por exemplo, mas, isso eu ainda vou decidir.

Blogo do JParente – De repente você ficou famoso. Como tem lidado com isso?

Leandro – Eu sou tímido. Depois que saiu uma matéria na televisão, gente que eu não conhecia veio falar comigo. Não gosto muito de me expor, mas, eu lidando bem com isso.
No final, Leandro e seu pai Evandro fizeram questão de agradecer o apoio que tiveram da escola Maria Aparecida, do prefeito Valmir Clímaco e do secretário de Educação Amílton Pinho. Sem esse apoio o projeto teria ficado restrito ao município de Itaituba.


Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário