sexta-feira, julho 13, 2018

Estudo diz que só ser obeso não aumenta risco de morte; especialista comenta

Impacto da obesidade na mortalidade está associada ao desenvokvimneto de doenças metabólicas, como diabetes tipo 2.  (Foto: Freeimages)O Globo - Condição deve estar associada com disfunções metabólicas como diabetes tipo 2 para aumentar mortalidade. Achado publicado no 'Clinical Obesity' contraria pesquisas anteriores.

 Pacientes obesos que não apresentam hipertensão, diabetes, colesterol alto e outras doenças metabólicas não estão com risco aumentado de morte, sugere estudo publicado na "Clinical Obesity" na quinta-feira (12). Pesquisadores analisaram dados de 54 mil pessoas de outros cinco estudos diferentes sobre o tema.

O estudo, no entanto, contraria achados prévios que sugeriram que a obesidade sozinha está independentemente associada com maior risco de morte: em 2010, o periódico "Circulation" associou maior IMC (Índice de Massa Corporal) a problemas cardiovasculares. E, em 2015, o "European Heart Journal" associou obesidade a risco aumentado de diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.

O imbróglio entre a pesquisa atual e as anteriores está em considerar que obesos, mesmo os "saudáveis", vão desenvolver algum tipo de condição metabólica no futuro. Muitas pesquisas consideram que obesos necessariamente vão desenvolver essas condições e, por isso, eles estariam em risco aumentado de morte.

Já o estudo da "Clinical Obesity", no entanto, viu que 1 em 20 indivíduos obesos não possuem doenças associadas à obesidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário